Whirlpool promove programa educativo com oficinas de robótica em Joinville

121 escolas do país já participaram do projeto

Whirlpool promove programa educativo com oficinas de robótica em Joinville

121 escolas do país já participaram do projeto

Redação O Município Joinville

A Whirpool trouxe para Joinville o Programa Educativo Cultural Artístico Robótica nas Escolas, que vai levar para professores e alunos da rede pública de ensino, informação de qualidade sobre a importância da reciclagem do lixo doméstico e conscientizá-los para que se transformem em agentes de transformação social na comunidade onde vivem.

Além disso, vai estimular a criatividade através das oficinas de robótica, incentivando-os a construir robôs a partir do lixo.

O lixo já se transformou num grande problema social e ambiental, e nesse sentido, o projeto pretende de forma criativa, conscientizar alunos e professores da rede pública de ensino de Joinville sobre a importância da reciclagem e ainda, como é possível transformar o lixo doméstico numa riqueza capaz de impactar positivamente toda uma comunidade.

“Nossa ideia com esse projeto é apresentar aos estudantes, noções sobre descarte e reciclagem de lixo, física e elétrica, e como podem construir protótipos que beneficiem a comunidade, e alinhados com o desenvolvimento sustentável”, diz Abilio Martins, diretor operacional da Ecotransforma Produções.

Conforme dados do Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2021, só no ano passado, o país gerou mais de 79 milhões de toneladas de lixo. Em Joinville, mais de 11 mil toneladas de lixo doméstico são geradas todos os meses pelos munícipes.

Com base nos Objetivos Sustentáveis levantados pela ONU e alinhado com preocupação da Whirlpool Corporation em promover atividades ligadas aos indicadores ESG (Environmental – meio ambiente, social e governance – governança empresarial), a grade do projeto Robótica na Escola é composta por 3 oficinas para alunos e 1 workshop para alunos e professores.

Objetivo do programa

O objetivo do programa é realizar intercâmbios e incentivar processos criativos da arte nas cidades percorridas, fomentando a atividade artística e mobilizando a comunidade local (alunos e professores).

A primeira oficina, intitulada “Sucata – Coleta e Reciclagem”, abre os trabalhos, conscientizando os alunos sobre o destino do lixo que hoje é descartado.
A partir daí serão oferecidas oficinas sobre física e elétrica que vão auxiliá-los no desenvolvimento de protótipos de robótica produzidos com lixo.

Como funcionará o aprendizado

Todos os participantes receberão um kit de robótica que será distribuído através da Secretaria de Educação do município com sucatas de eletrônicos como fios, ventoinhas, bateria 9V e motores. Eles irão aprender como integrar materiais reciclados com motores e elétrica para construir protótipos e durante a execução serão utilizados resíduos domésticos.

Depois do conhecimento teórico, os alunos irão para a prática onde serão estimulados a pensar de forma criativa sobre quais criações poderiam ser transformadoras para a comunidade. Em seguida, os alunos irão para a prática onde serão estimulados a pensar de forma criativa sobre quais criações poderiam ser transformadoras para a comunidade.

O trabalho será realizado individualmente com a orientação do educador e ao final do projeto, todos os trabalhos serão expostos na Feira de Robótica, que será realizada em ambiente digital. O aluno que apresentar a melhor criação será premiado com um tablet.

A votação será realizada de forma aberta ao público na rede social da NTICS Projetos, as regras e termos serão amplamente divulgados no site do projeto.

Como participar

Podem participar do programa alunos de escolas públicas da rede municipal de 6 a 14 anos e professores. As inscrições serão realizadas diretamente nas escolas municipais. As oficinas serão transmitidas em ambiente digital e as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 21 de fevereiro.

A programação completa está disponível no site do projeto e, a participação é gratuita

A última edição do programa foi realizada em 2020 em quatro cidades brasileiras, em três diferentes estados, 121 escolas participaram gerando um impacto direto em cerca de 3700 pessoas entre alunos, familiares e amigos. Foram entregues 900 kits de robótica e 131 projetos foram apresentados na biblioteca de robôs.

Leia também:
– Covid-19: Joinville prossegue vacinação com e sem agendamento
– VÍDEO – Morador encontra homem pelado na pia da cozinha e aciona PM no Litoral Norte
– Mulher agride filha do vizinho e diz que foi porque ele mostrou pênis em Guaramirim


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo