Youtuber preso por simular assalto e assustar moradores em SC é solto
Jonatan Santos tem cerca de 3,5 milhões de inscritos em seu canal
O youtuber Jonatan Santos, de 28 anos, que havia sido preso após simular um assalto, assustar moradores e mobilizar várias viaturas e helicóptero da Polícia Militar em Balneário Camboriú, foi solto na noite dessa quinta-feira, 19, após audiência de custódia.
Segundo decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), ainda que os atos praticados pelo indiciado possam ser considerados irresponsáveis e reprováveis, não são típicos e, portanto, foi cancelado o auto de prisão em flagrante. “Ao menos por ora, não se verificou que a vontade dirigida do indiciado era atentar contra a segurança pública ou os serviços de utilidade pública”.
Momento da prisão
Jonatan postou em seu Instagram o momento em que a PM apareceu em sua residência para efetuar a prisão. Confira:
Caso
Tudo começou quando os policiais receberam chamado via 190 na quarta-feira, 18, de que um roubo estaria ocorrendo próximo a um clube de tiro, localizado no bairro Nova Esperança. Conforme a ligação, alguns homens teriam realizado um assalto no local, portando fuzis, e teriam fugido em uma caminhonete Ford Ranger.
Pela gravidade da ocorrência gerada, todas as viaturas e motos policiais do batalhão, bem como o helicóptero Águia 07 foram empenhados para averiguar a situação, dando início a uma grande operação e cerco na tentativa de localizar os referidos agentes e o veículo utilizado.
Outras ocorrências existentes no sistema, que aguardavam atendimento policial, foram deixadas em segundo plano, já que a gravidade do suposto assalto exigiu a mobilização de todos os PMs disponíveis.
Vários moradores da região relataram a mesma informação da ligação feita, indicando a rota de fuga do veículo suspeito. Policiais de Itapema e Itajaí realizaram barreiras na BR-101 para não acontecer uma possível fuga dos suspeitos.
Buscas
Depois de cerca de 30 minutos de intensas buscas pelos homens, foi possível encontrar a caminhonete estacionada em uma residência, localizada na rua Nova Iguaçu. Então, os policiais cercaram a casa e abordaram o morador, que era Jonatan.
Ele relatou à PM que é youtuber e que estava gravando um vídeo de simulação de assalto para seu canal e que as armas utilizadas seriam do tipo airsoft. Ainda confirmou que não possui nenhuma autorização dos órgãos públicos competentes para gravar tais cenas em via pública.
Falso assalto
Pessoas que caminhavam pela rua, quando aconteceu o falso assalto, relataram que Jonatan ainda teria apontado uma arma, mandando ir embora, com voz e gestos. Que diante da situação, fugiram correndo desesperadamente, até uma fábrica e pediram o funcionário do local para ligar para a Polícia Militar.
Segundo a PM, além de Jonatan, crianças também participaram da simulação portando as armas airsofts. O caso foi repassado ao Conselho Tutelar.
Prisão
Diante dos fatos, principalmente pelo atentado contra o funcionamento do serviço policial militar, ao provocar prejuízo ao atendimento de outras ocorrências e a atividade de policiamento ostensivo preventivo, a guarnição deu voz de prisão em flagrante para o youtuber, pelos crime do artigo 265 do Código Penal, bem como pelo crime de ameaça e pela contravenção penal de perturbação do trabalho ou sossego alheios, com penas que podem chegar a 5 anos de reclusão.
As armas airsofts e demais itens utilizados na gravação foram apreendidos como objetos do ilícito praticado. Nas filmadoras apreendidas há várias cenas das gravações feitas em simulação ao assalto.
Leia também:
1. Trecho da rua Visconde de Taunay, em Joinville, é interditado após aparecimento de rachaduras
2. Laudo preliminar aponta que vítimas de chacina em Joinville levaram tiros
3. Reajuste salarial dos professores: Prefeitura de Joinville diz que estuda “se há caminho viável”
4. Fortes chuvas causam estragos em Joinville; confira ocorrências registradas
5. Homem com mandado de prisão por tráfico de drogas em Joinville é preso
– Assista agora:
Conheça os pratos típicos e mais pedidos da Festa Pomerana, em Pomerode