5ª Região da Polícia Militar em Joinville completa 20 anos; confira como foi cerimônia
Evento homenageou figuras e policiais, além da assinatura de um decreto que cria um novo batalhão
Evento homenageou figuras e policiais, além da assinatura de um decreto que cria um novo batalhão
A cerimônia comemorativa dos 20 anos da 5ª Região da Polícia Militar de Santa Catarina (5ª RPM) aconteceu nesta sexta-feira, 22, em Joinville. O evento reuniu políticos, entidades e representantes dos poderes de Segurança e Justiça do estado.
Embora a Polícia Militar esteja em Joinville há 130 anos, o 5º Comando foi instituído há duas décadas para atuar na região Norte do estado. Durante a cerimônia, foi traçada uma linha do tempo da atuação da polícia em Joinville, que iniciou em 1893, com o surgimento do 8º Batalhão de PM. Ao longo dos anos surgiu o 17º Batalhão e outras atividades da instituição como cavalaria, canil, Rocam, Proerd e outros.
O 5º comando é responsável pelos batalhões de Joinville, Garuva, São Francisco do Sul, Araquari e Itapoá.
Estiveram no aniversário o governador Jorginho Mello, a vice-governadora Marilisa Boehm, o prefeito de Joinville Adriano Silva, o prefeito de Garuva Rodrigo Adriany David, o deputado federal Zé Trovão, os deputados estaduais Matheus Cadorin, Maurício Peixer, Fernando Krelling e Sargento Lima. Alguns vereadores de Joinville também marcaram presença no evento, como: Diego Machado, Wilian Tonezi, Pastor Ascendino, Luiz Sales, Claudio Aragão e Cleiton Profeta.
Além das festividades, a 5ª RPM inaugura uma sala memorial comemorativa dos 20 anos, na sede localizada na rua Ministro Calógeras, 605. Para o comandante, coronel Márcio Leandro Reisdorfer, o momento é de comemoração, mas também de conquista, com a alteração da estrutura administrativa e organizacional da Polícia Militar.
“Hoje a cidade está ganhando um presente, a assinatura de uma lei de organização básica da Polícia Militar pelo governador de um batalhão de pronta resposta. A cidade está ganhando um novo batalhão. Além de comemorar, estamos dando um presente para a população de Joinville.”, pontuou.
A assinatura foi feita durante o evento e atualiza a versão anterior de 2021. Entre as mudanças, a de maior destaque trata do primeiro batalhão de pronta resposta do estado. O novo batalhão servirá como um implemento logístico para a resolução de ocorrências que exijam intervenção especializada.
O novo batalhão deve ser inaugurado ainda em outubro, na rua São Paulo. No fim da cerimônia, assinaram o decreto: o governador Jorginho Mello, a vice-governadora Marilisa Boehm, os prefeitos de Joinville e de Garuva, deputado estadual Sargento Lima, Maurício Peixer e Matheus Cadorin, o deputado federal Zé Trovão e o comandante geral da PM-SC, coronel PM Aurélio José Pelozato da Rosa.
Diversas entidades políticas, civis e empresariais foram homenageadas. Além de policiais da corporação.
São eles:
Máquina de peido e comendo rollmops pela primeira vez: Sargento Junkes leva a “digníssima” para contar histórias hilárias em bar: