6º Pianístico de Joinville começa nesta terça-feira; veja a programação completa

Seis dias de concertos gratuitos e grandes nomes do piano em sete palcos de Joinville

6º Pianístico de Joinville começa nesta terça-feira; veja a programação completa

Seis dias de concertos gratuitos e grandes nomes do piano em sete palcos de Joinville

Fred Romano | Revisão

O 6º Pianístico de Joinville abre as portas com teclas de ouro, nesta terça-feira, 19, às 20h30, no palco da Sociedade Harmonia Lyra, trazendo um dos nomes mais reconhecidos do jazz brasileiro. Trata-se do pernambucano Amaro Freitas, pianista de 32 anos que se consagrou, mundo afora, por traduzir ritmos nordestinos, como o frevo, o baião e o maxixe, para a linguagem jazzística.

Sua abordagem do teclado é tão única que surpreende e acaba sendo instantaneamente aclamada, como ocorreu com seus álbuns “Sangue Negro”, de estreia, em 2016, e “Rasif”, de 2018.

Neste ano, Amaro exibe um novo trabalho. “Sankofa”, que ele próprio define como uma busca espiritual por histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil Negro — e sua obra mais sincera, até hoje. O artista nasceu e cresceu na periferia de Recife e teve de batalhar intensamente para se tornar o musicista de hoje — seus primeiros contatos com a música se concretizaram na adolescência, na igreja evangélica que a família frequentava.

“Amaro Freitas se transformou em um grande nome do piano internacional, uma tendência muito forte na música brasileira. Diversos nomes do jazz e da música instrumental brasileira, como das artes, em geral, estão surgindo na periferia dos grandes centros”, observa Carlos Branco, diretor artístico do festival.

Serão, nesta edição, seis dias de espetáculos e atividades pedagógicas para os músicos locais. Como é de praxe neste encontro que se consolida como um dos mais importantes festivais de piano da América do Sul, o time de atrações dá destaque a nomes brasileiros, ao lado de artistas internacionais.

Cinco pianistas são de outros países: um húngaro, uma americana, dois israelenses e um palestino. A maratona será distribuída em sete palcos, além de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lojas e padarias. De ponta a ponta, o acesso é gratuito — mais informações pelo site enjoyticket.com.br.

Música que cura

Outro dos mais celebrados nomes da nova geração de jazzistas brasileiros, o carioca Jonathan Ferr traz a Joinville o conceito de música medicinal. E apresenta, em seu álbum “Cura”, a proposta de um verdadeiro mergulho profundo no desconhecido — em canções que buscam curar por meio dessa experiência. O musicista, que nasceu e cresceu no bairro de Madureira, também abraçou o desafio de popularizar o piano na periferia, mesclando-o a ritmos como hip-hop e R&B. Fã de Tom Jobim desde a infância, na adolescência se apaixonou pelo álbum “A Love Supreme”, de John Coltrane, quando decidiu que seria músico de jazz.

Hoje, aos 32 anos e já chamado até de novo “xamã” do jazz nacional, Jonathan foi apontado pelo jornal espanhol El País como “o garoto estandarte do jazz carioca”. Com a proposta de “tirar o elitismo do jazz”, Ferr reuniu vários aspectos sonoros, sociais e espirituais para percorrer rotas musicais que desconstroem a ideia de que a erudição deve ser inerente a estilos musicais mais complexos. O artista foi uma das atrações do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023, ao lado de BK, Owera. MC Soffia, Linn da Quebrada, Kaê Guajarara e Liniker.

Pianos pela paz

Atração das mais aguardadas, o Amal Piano Duo, formado em 2008 pelo judeu Yaron Kohlberg e pelo árabe Bishara Haroni, estreou em 2008, na Opera House, em Oslo, Noruega, exibindo um excelente resultado musical, além de uma mensagem de paz e amizade. Os artistas já se apresentaram nas maiores casas de espetáculos do mundo. O duo, que promove uma combinação entre a música clássica e a world music, acaba de compor uma peça que combina os hinos nacionais de Israel e da Palestina.

Programação pedagógica

Nas atividades pedagógicas, o festival visa aproximar os artistas do público e compartilha conhecimento, experiências, tendências e atualizações. A ação chancela a valorização que o Pianístico dá ao aspecto formativo. Desta vez, serão cinco workshops, dos quais quatro serão direcionados à prática musical ao piano, orientados para músicos e aficionados em geral, e um curso focado no ensino e aprendizado coletivo do piano — este, dirigido especialmente aos professores e alunos avançados do instrumento.

No total, 14 horas de cursos, ministrados por vários dos musicistas que também subirão aos palcos do Pianístico, cinco brasileiros e uma americana. Com vagas limitadas, os workshops e o curso para professores, gratuitos, acontecem na Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura, e na Escola de Música Belas Artes de Joinville.

Já a ação intitulada “Pianos pela Cidade” multiplica a música por vários ambientes, em empresas e estabelecimentos locais, abrindo espaço para artistas de Joinville. Estão confirmadas apresentações em locais como Giuseppe Pizzeria & Restaurante, Smânia Restaurante, Casa do Capitão, O Sebo, Panificadora da Villa II e Samantha Kids.

Confira a programação completa:

19 de setembro
20h30, Amaro Freitas, na Sociedade Harmonia Lyra

20 de setembro
14h, workshop com Ana Azevedo, na Casa da Cultura
20h30, Valentin Magyar (Hungria), na Sociedade Harmonia Lyra

21 de setembro
14h, workshop com Cheryl Renée (EUA), na Casa da Cultura
20h, Ana Azevedo, no Instituto Internacional Juarez Machado
22h, Cheryl Renée, show solo, no Instituto Internacional Juarez Machado

22 de setembro
10h, workshop com Vera Di Domenico, na Casa da Cultura
17h, Lilian Nakahodo e Grace Torres, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
19h, Cheryl Renée, show com banda, no Shopping Mueller
20h30, Jonathan Ferr, no Teatro Juarez Machado

23 de setembro
9h, curso para professores de piano, com Naira Poloni, no Belas Artes Joinville
10h, workshop com Benjamim Taubkin, na Casa da Cultura
11h, Arthur Bandt, no Instituto Internacional Juarez Machado
16h, Benjamim Taubkin, no Teatro Juarez Machado
20h30, Amal Piano Duo (Israel/Palestina), no Teatro Juarez Machado

24 de setembro
11h, Salzburg Piano Trio (Áustria), no Teatro Juarez Machado
17h, Tulio Mourão, na Sociedade Harmonia Lyra
19h30, PianOrquestra, no Teatro Juarez Machado

Leia também:
1. Identificadas as duas pessoas que morreram após acidente na entrada da Serra Dona Francisca, em Joinville
2. Onda de calor chega ao Brasil nesta semana e temperaturas devem bater recorde; confira previsão para SC
3. Homem é baleado e tem carro roubado em Joinville
4. VÍDEO – Professora de Joinville com câncer recebe surpresa de aniversário
5. Caminhoneiro é flagrado com droga que inibe sono na BR-101 em Joinville


Assista agora mesmo!

Máquina de peido e comendo rollmops pela primeira vez: Sargento Junkes leva a “digníssima” para contar histórias hilárias em bar:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo