Alunos de escola pública de Joinville participam de evento nos Estados Unidos

Participação dos alunos no evento inicia nesta quinta-feira

Alunos de escola pública de Joinville participam de evento nos Estados Unidos

Participação dos alunos no evento inicia nesta quinta-feira

Bernardo Gonçalves | Revisão

A equipe Los Valentitos, composta por alunos da Escola Municipal Padre Valente Simioni, de Joinville, inicia a participação no World Festival, da First Lego League, nesta quinta-feira, 18, em Houston, nos Estados Unidos. Os estudantes, com idade de 8 a 10 anos, são os únicos representantes brasileiros na categoria Explore no evento internacional.

Os alunos chegaram aos Estados Unidos no último domingo, 14, e aproveitaram os dois primeiros dias de viagem para visitas pedagógicas em museus e no centro espacial da Nasa. Nesta quarta-feira, 17, passaram o dia no local do evento para deixar tudo pronto para a exposição do projeto.

“Estamos muito empolgados porque a participação no evento representa um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas crianças. Também é um incentivo para que continuem buscando soluções inovadoras para os desafios do mundo real”, conta a professora integradora de mídias e metodologias, Gilmara dos Santos, que acompanha os alunos nos EUA.

Projetos desenvolveram soluções inovadoras

Os estudantes ganharam a vaga para o World Festival com um projeto em que desenvolveram soluções inovadoras para levar energia renovável para localidades de Joinville. Eles pesquisaram sobre as necessidades da comunidade da Vigorelli e como poderiam fornecer energia limpa e sustentável. O trabalho foi desenvolvido antes da Prefeitura de Joinville começar a revitalização da região.

Uma das soluções foi a proposta de instalação de uma roda d’água para geração de energia para a comunidade, enquanto a outra ideia sugere a utilização de placas solares para gerar energia limpa e renovável aos moradores. O projeto foi reconhecido na etapa nacional da First Lego League, em que conquistou o primeiro lugar na categoria “Projeto de Inovação”, em 2023.

Para a etapa internacional, em que o tema aborda a junção de arte e tecnologia, a equipe desenvolveu uma nova solução. O projeto tem a proposta de viabilizar, de forma online, todas as apresentações da escola, fazendo com que qualquer pessoa possa acompanhar a partir de um equipamento eletrônico. A ideia surgiu após visita das crianças à Escola do Teatro Bolshoi.

Vaquinha

Para viabilizar a viagem aos EUA, a equipe fez uma vaquinha online por meio da Associação de Pais e Professores (APP) da escola e arrecadou R$ 120 mil.

Os recursos foram usados para a compra de passagens e hospedagem da equipe Los Valentitos. A equipe contou com o apoio de doações de pessoas físicas e também de empresas.

Leia também:
1. Confira dez mitos e verdades sobre a dengue
2. Veja onde encontrar combustíveis e gás de cozinha mais baratos em Joinville em abril
3. No dia do aniversário, filha encontra pai desaparecido em Brusque
4. Governo federal se compromete a ajudar Joinville no combate à dengue
5. Alagamentos aumentam risco de leptospirose em Santa Catarina, alerta Secretaria de Saúde


Assista agora mesmo!

Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo