Após denúncia ao MP, agentes realizam ação de limpeza em bairro de Joinville com foco de dengue

Denúncia foi protocolada no Ministério Público por moradores da região

Após denúncia ao MP, agentes realizam ação de limpeza em bairro de Joinville com foco de dengue

Denúncia foi protocolada no Ministério Público por moradores da região

Redação O Município Joinville

Nesta quinta-feira, 15, agentes do serviço de Vigilância Ambiental de Joinville, realizaram uma ação de limpeza e combate a focos do mosquito Aedes aegypti em um terreno no bairro Espinheiros.

A ação foi movida após moradores da região denunciarem o local ao Ministério Público pela grande quantidade de lixo o terreno, que é propriedade do município.

Segundo a comunidade, os entulhos são descartados pela população do próprio bairro, principalmente no período noturno, quando há menor movimento e fluxo de pessoas.

Ação de limpeza

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Durante a ação, agentes da Vigilância Ambiental, com apoio das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), da Subprefeitura Leste e de moradores da região, retiraram dejetos como lixo doméstico, restos de materiais de construção, móveis, potes, eletrodomésticos, pneus e outros materiais que serviam de depósitos de água parada e que estavam se transformando em focos do mosquito da dengue.

O acúmulo de lixo no terreno também estava causando a proliferação de animais peçonhentos, como escorpiões, que chegaram a ser encontrados em residências da região. Além da limpeza do lixo, também foi realizado o nivelamento do terreno e a retirada de vegetação.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental de Joinville, Ana Alice de Borba, é imprescindível que a população faça o descarte do lixo de maneira adequada, evitando problemas sanitários e a propagação do mosquito da dengue, também causador de doenças como Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela.

“Temos a coleta seletiva e a coleta orgânica, não há porquê jogar lixo em terrenos baldios, muito menos acumular nas residências. O mosquito da dengue só se cria em água parada e nós temos a responsabilidade de prevenir a sua proliferação, evitando riscos para nós e para os nossos vizinhos”, alerta Ana Alice.

Como denunciar

Casos de denúncia sobre áreas com acúmulo de lixo que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti podem ser feitas pela Ouvidoria, via site da Prefeitura de Joinville.

A Vigilância Ambiental de Joinville também oferece orientações pelo telefone 3432-2337, ou pelo Ligue-Saúde e Web-Saúde, serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde, pelo telefone 47 3481-5165.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo