Associação Pedala Joinville completa 15 anos; conheça história e conquistas

Associação foi criada em 2007 com o objetivo de buscar melhorias aos ciclistas e lutar pelo espaço das bicicletas na cidade

Associação Pedala Joinville completa 15 anos; conheça história e conquistas

Associação foi criada em 2007 com o objetivo de buscar melhorias aos ciclistas e lutar pelo espaço das bicicletas na cidade

Bernardo Gonçalves

Nesta quinta-feira, 22, é celebrado o dia mundial sem carro, cujo objetivo é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Neste mesmo dia, também é comemorado o aniversário da Associação Pedala Joinville, que celebra 15 anos de fundação em 2022.

Formalmente constituída em 2009 e formada por voluntários, a associação é reconhecida por utilidade pública por meio de uma lei municipal desde 2016, visto que tem como principal objetivo buscar melhorias aos ciclistas, na segurança e qualidade nas vias de rodagem com bicicletas.

Farmacêutico e sócio-fundador do Pedala Joinville, Laércio Batista Júnior, de 58 anos, conta que a ideia de criar o movimento surgiu em 2007, quando ele e outras pessoas formavam um grupo de pedal. “Nos juntamos para fazer uma ação para o dia mundial sem carro. Saímos nas ruas entregando diversos panfletos dias antes para que na data as pessoas pudessem usar qualquer outro meio de locomoção sem ser o carro”, relembra.

Ciclistas com faixa em alusão ao dia mundial sem carro, em 2007. Foto: Laércio Batista/Arquivo Pessoal

Com isso, no dia 22 de setembro de 2007, o grupo então pensou em criar uma fundação. “Coincidentemente naquele mesmo ano foi construída a ciclofaixa na rua Otto Boehm. Moradores da região pediram para tirar a ciclofaixa e isso serviu de combustível para nós criarmos a associação e lutar pelo espaço das bicicletas.”, complementa.

O grupo, que era formado por cerca de 50 pessoas no início do movimento, no ano seguinte já contava com mais de 200 participantes.

Ciclistas entregando panfletos em 2007 na busca de conscientizar os moradores. Foto: Laércio Batista/Arquivo Pessoal

Laércio conta que alguns dos fundadores tinham receio de formalizar o projeto. “Alguns diretores acharam que quando formalizasse, o movimento ia acabar. Por isso atuamos dois anos de forma informal e só em 2009 formalizamos”, conta.

Conquistas

Com um relacionamento de forma muito amigável com a prefeitura municipal, principal órgão público solicitado na hora de fazer as reivindicações, o Pedala Joinville, com muito esforço durante todos esses anos, obteve algumas conquistas desde que o movimento iniciou.

Para Laércio, as principais conquistas foram a participação no Plano de Mobilidade Urbana de Joinville (PlanMob), participação no conselho da cidade, parceria com antigo IPPUJ, atual Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Sepud), além da conquista de vagas no Conselho de Segurança e o convencimento da necessidade de implantação de uma rede cicloviária compatível com Joinville para dar jus ao título de “Cidade das Bicicletas”.

Neste ano de 2022, o Pedala Joinville, junto com outros grupos de ciclismo, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelo incentivo a qualidade de vida por meio da bicicleta. Foto: Pedala Joinville/Divulgação

“Isso mostra que quando você quer construir alguma coisa é algo demorado. As pessoas vão se convencendo da mudança. O uso das bicicletas é algo para uma sociedade mais humana, mais integrada. Sinto muito orgulho das conquistas e o que tem por vir.”, comemora.

Tendo todo esse reconhecimento com o poder executivo da cidade, o Pedala Joinville também já pensa mais “alto”. “Temos hoje uma diretoria engajada com as causas e cada vez mais fortes. Atualmente estamos buscando reconhecimento estadual, o que irá com certeza nos ajudar a continuar com o trabalho que já estamos fazendo”, revela.

Continuidade

Atual presidente da Associação movimento Pedala Joinville, Jefferson dos Santos, que já era fundador de um grupo de pedal, conheceu o projeto há dois anos. “Para quem não conhece e começa a entender, se apaixona pelo projeto. Vi que o Pedala tinha o mesmo objetivo que eu”, conta.

Com isso, se candidatou para a presidência da associação e ocupa o cargo há quatro meses. “Nossa principal meta é dar continuidade na história, valorizar e continuar os trabalhos feitos no passado, além de realizar outros também.”

Jefferson (de óculos verde) e outros membros do Pedala Joinville durante a Semana Nacional do Trânsito de 2022. Foto: Jefferson Santos/Arquivo Pessoal

Atualmente com cerca de 15 pessoas diretamente na diretoria e mais de 300 associados, através de grupos de pedal e ciclistas, o Pedala Joinville é uma das entidades que mais se destaca no município na busca por melhorias para o ciclismo, visibilidade aos grupos de pedal e ao esporte de forma geral, tendo participação em praticamente todos os anos na programação da Semana Nacional do Trânsito, além de promover constantes palestras em escolas e empresas.

“Joinville continua sendo a cidade das bicicletas. Se tinha perdido esse título em algum momento, já recuperou”, finaliza.

Comemoração

Para comemorar os 15 anos do Pedala Joinville, a associação vai realizar um evento gratuito para ciclistas no dia 16 de outubro. A ação começa no pórtico da Expoville, no bairro Glória, com concentração a partir das 8h. Já às 8h30, acontece a saída de bicicleta em direção à Usina Piraí, no Vila Nova.

Após isso, o deslocamento será em direção a um restaurante no Centro de Joinville, para um café com cuca. Para os interessados, a inscrição gratuita pode ser realizada no site da entidade.

Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– VÍDEO – Caminhão tomba após freio falhar na Serra Dona Francisca, em Joinville
– Previsão: saiba como fica tempo no primeiro dia de primavera em Joinville
– Servidor público é condenado por desviar mais de R$ 60 mil e falsificar documentos em SC
– Petrobras anuncia redução no valor do diesel; novo preço começa nesta terça-feira

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo