Atleta de Joinville quebra recorde brasileiro no lançamento de dardo
Marca foi superada durante Open Internacional de Atletismo
Marca foi superada durante Open Internacional de Atletismo
O atleta do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe) de Joinville, Jorge Luiz, conhecido como Choco, quebrou o recorde brasileiro no lançamento de dardo F13, para pessoas com deficiência visual, com a distância de 46,92 metros. A marca foi alcançada na última quinta-feira, 18, no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo.
A competição ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), entre os dias 17 e 20 de abril.
Além de ser atleta no lançamento de dardo e de peso, Jorge é ex-atleta guia da multimedalhista paralímpica Adria Santos.
Segundo o técnico do Cepe, Eliandro Braz, no meeting de Curitiba, no mês de março, o atleta já havia batido o recorde da prova com a marca de 45,01 metros.
Outro representante do Cepe que obteve boa marca na pista de atletismo foi Luís Felipe Rosin. O atleta competiu nas provas de 100 e 200 metros rasos. No sábado, 20, ele correu os 200 metros em 23 segundos e 87 centésimos, fazendo sua melhor marca pessoal.
Edenilson Floriani conseguiu sua segunda melhor marca do ano no arremesso do peso. Esta é a penúltima competição do atleta antes do Mundial de Kobe, no Japão.
Os atletas foram acompanhados pelos técnicos Eliandro Braz Lucio e Saulo Ferreira Tavares.
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá neste domingo, 28, a terceira etapa do Desafio CPB/CBAt de 2024, com a participação de 107 atletas paralímpicos, sendo 73 homens e 34 mulheres. Os atletas de Joinville estarão presentes.
O desafio é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o objetivo de difundir e desenvolver a prática da modalidade no país.
Esta será a última competição a reunir a Seleção Brasileira de Atletismo antes do Mundial da modalidade, que ocorrerá em Kobe, no Japão, de 18 a 25 de maio, para o qual o CPB convocou 50 atletas e 10 atletas-guia. Um dos convocados é Edenilson Floriani, além do técnico Eliandro Braz.
O evento também proporcionará aos participantes a oportunidade de alcançar índices qualificatórios para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. As marcas necessárias para a disputa do megaevento na capital francesa estão listadas nos critérios de entrada do CPB.
A primeira edição do Desafio CPB/CBAt em 2024 ocorreu em 25 de fevereiro. A segunda etapa da competição aconteceu na semana seguinte, em 3 de março.
Leia também:
1. VÍDEO – Conheça joinvilense de 5 anos que aprendeu a costurar com a mãe e o irmão
2. União é condenada a indenizar pais de soldado que morreu em acidente do Exército em Blumenau; saiba valor
3. Tempo em Joinville: veja o que indica previsão nesta terça-feira
4. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
5. Apostador de Joinville fatura R$ 11 mil na Loteca
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: