Audiência pública sobre reforma da previdência dos servidores de Joinville acontece nesta terça-feira
Vereadores e sindicato comentaram sobre expectativas para a atividade
Vereadores e sindicato comentaram sobre expectativas para a atividade
Nesta terça-feira, 11, será realizada a audiência pública para debater os três projetos da Prefeitura de Joinville que tratam da reforma da previdência dos servidores públicos municipais.
A audiência será realizada no plenário da Câmara de Vereadores e, em razão da pandemia de Covid-19, o acesso será limitado a 60 pessoas. Entre elas, representes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (Sinsej), da Associação de Seguradores, Aposentados e Pensionistas do Ipreville (Asapi), do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville) e de outras instituições convidadas.
Para o relator das proposições da reforma nas comissões de Finanças e de Saúde, o vereador Wilian Tonezi (Patriota), a expectativa da audiência é ouvir as pessoas, nas quais devem apresentar ideias para a discussão.
Leia também: Entenda o que muda se aprovada a reforma da previdência dos servidores de Joinville
Ele explica que não será feita nenhuma deliberação durante a audiência. “Estamos conversando com os servidores e vamos nos reunir para buscar um consenso, sendo possível encaminhar esse tema importante”, diz.
Já o vereador Lucas Souza (PDT) lamenta que a audiência não dará oportunidade a todos os servidores de se expressarem presencialmente. “A matéria tem muita relevância na vida de centenas de servidores municipais de Joinville”, destaca.
Souza ressalta que o futuro e a perspectiva dos servidores podem ser impactados a partir desta reforma da previdência, mesmo assim vê como importante a realização da atividade. “Mais que um requisito legal, a audiência cumpre o processo de ouvir os envolvidos”, opina.
A presidente do Sinsej, Jane Becker, classifica a realização da audiência pública durante a pandemia e com restrições de público como “descabido”.
Ela salienta que alguns vereadores propuseram a realização em um local maior, como no Centreventos Cau Hansen e Expoville, mas o pedido foi negado pelas presidências das comissões dos projetos.
Jane pensa que a base aliada do prefeito Adriano Silva (Novo) na Câmara de Vereadores não deseja dialogar com os servidores. Mesmo assim, a expectativa do sindicato é mobilizar a categoria para se posicionar contra a reforma da previdência. “Estamos no preparando para tudo”, finaliza.
A audiência pública será realizada a partir das 19h30, na Câmara de Vereadores de Joinville. A participação popular vai ocorrer por meio do chat de YouTube do canal CVJ TV. As dúvidas e questões recebidas poderão ser lidas e encaminhadas no plenário. Outra forma de acompanhar a audiência é por meio do Canal 16 da NET.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: