Bailarino formado pelo Bolshoi de Joinville é aprovado por companhia de Nova Iorque
Ele entrou na escola com 8 anos
Ele entrou na escola com 8 anos
Nascido no Rio de Janeiro, filho de uma advogada e de um comerciante, o jovem Julio Santos, de 18 anos, é o mais novo bailarino do ABT Jacqueline Kennedy Onassis School, em Nova Iorque. Apaixonado pelo balé desde os 8 anos, ele é formado pela Escola Bolshoi Brasil, localizada em Joinville, e estava atuando como bailarino na Cia Jovem Bolshoi Brasil.
Em abril de 2023, destacou-se conquistando o segundo lugar no YAGP, um dos principais concursos de dança do mundo, realizado em Tampa, na Flórida, nos Estados Unidos da América. A aprovação para American Ballet Theater partiu da vitória nessa competição.
“Eu fui selecionado para a ABT JKO School pelo YAGP e ganhei essa oportunidade de ingressa no último ano de estudos em Nova York”, explica Julio. Em setembro, ele embarca para os Estados Unidos, onde começará a estudar na escola da companhia. “A minha rotina nos EUA vai ser com aulas de segunda a sábado de manhã até a tarde. Tenho uma ótima expectativa sobre esse novo ciclo e com certeza vai ser muito bom para minha evolução pessoal e profissional”, concluiu o bailarino
Aos 3 anos, o menino cheio de energia começou a fazer ginástica. Em seguida, aulas de dança e acrobacia. Inspirado pelos irmãos, que também amam esporte, experimentou kung fu, jiu-jitsu, skate, capoeira e surfe.
Aos 8 anos, conheceu o balé clássico e a mãe o inscreveu em uma seletiva da Escola Bolshoi. Ele passou no teste, então a família se mudou para Joinville para apostar no sonho de Julio. Na Escola Bolshoi, a curiosidade pela área da arte aumentou e ele fez aulas extras de teclado. “Nós temos estas experiências aqui no Bolshoi, onde todos os alunos aprendem sobre música, melhorando nossas habilidades auditivas e entendendo melhor a música para que possamos atuar com mais harmonia e precisão na dança”, explica.
Segundo os professores, após oito anos, se formou na Escola Bolshoi com grande êxito, tornando-se um bailarino excelente e dono de um virtuosismo exuberante para a dança. Ele ainda divide a rotina do balé, com o surfe e o skate, mas a prioridade é a dança.
No dia 30 de agosto, o Bolshoi Brasil promove a apresentação “Gala Despedida – Julio Santos”, que irá celebrar o talento do bailarino em uma última apresentação para a comunidade local, em Joinville. A apresentação é aberta ao público e os ingressos podem ser adquiridos na recepção da escola, por R$ 10.
Leia também:
1. O que é verdadeiro e falso no crime que envolveu professor e adolescente em Pomerode
2. Identificado adolescente assassinado a tiros em Joinville
3. Ministros do governo Lula assumem cargos em conselho de empresa de Joinville
4. Sergio Moro pode receber título de cidadão honorário de Joinville
5. Joinville é segunda cidade que mais consome energia residencial em Santa Catarina
Casa de bispo a hotel: a fascinante história do Palácio Episcopal de Joinville”: