Bailarinos de 23 estados, além do México e Canadá, se apresentam no Festival de Dança de Joinville

Ao total são 550 grupos se apresentando nos palcos da cidade

Bailarinos de 23 estados, além do México e Canadá, se apresentam no Festival de Dança de Joinville

Ao total são 550 grupos se apresentando nos palcos da cidade

Redação

Na próxima terça-feira, 19, começa a 39ª edição do Festival de Dança de Joinville. Ao todo, são 550 grupos que se apresentam nos palcos espelhados pela cidade. A edição vai contar com bailarinos de 23 estados brasileiros, além do México e Canadá.

Entre eles, 102 são grupos de Santa Catarina – o segundo estado com maior número de aprovados, atrás apenas de São Paulo, com 198 aprovados. Depois vem o Paraná, com 82 grupos, Rio de Janeiro com 35 e Minas Gerais com 34.

Entre os dias 19 e 30 de julho, os grupos se revezarão nas apresentações de 2.075 coreografias. A edição deste ano marca a retomada dos eventos presenciais e contou com mais de 4,1 mil coreografias inscritas. O maior índice de participação até então era o da edição de 2019, com 3.275 inscrições.

Além das esperadas noites da Mostra Competitiva, Festival Meia Ponta, Palcos Abertos e a tradicional Feira da Sapatilha, a programação do 39º Festival de Dança de Joinville conta com uma variedade de atividades para todos os gostos com ações inclusivas como a Oficina de Acessibilidade, Oficina de Dança inclusiva e Dança para Todos; Dança para Quem não Dança com aulas gratuitas para o público.

Haverá também o Dog Dance Day para que os tutores caiam na dança juntos com seus pets; Momento Flashback e Noite do Passinho com dança e música dos anos 80 e Major Ball do Festival que traz toda a cultura Ballroom com o objetivo de celebrar a diversidade e a comunidade LGBTQIA+.

Noite de Abertura

O Balé Teatro Guaíra está finalizando os últimos preparativos para a aguardada Noite de Abertura. A terceira companhia de dança mais antiga do Brasil sobe ao palco principal do Centreventos Cau Hansen no dia 19 de julho, às 19h com a coreografia “O Lago dos Cisnes”.

Noite de Gala

Ana Botafogo e Marcelo Misailidis fazem a direção artística da Noite de Gala, que acontece no dia 24 de julho às 19h. O espetáculo unirá as obras consagradas “Otelo, o Mouro de Veneza” e “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, ao som de Tchaikovsky. Intitulada “ST Tragédias”, a apresentação terá como atração Mayara Magri e Matthew Ball, primeiros bailarinos da Royal Opera House, de Londres, como intérpretes de Romeu e Julieta.

Novidade na programação

Uma das novidades neste ano, é a estreia do Festival 40+, uma Mostra Competitiva para bailarinos que iniciaram sua trajetória na dança depois de adultos e, agora, têm a oportunidade de viver a experiência de se apresentar em uma competição profissional. O evento acontece nos dias 21 e 22 de Julho no Teatro Juarez Machado.

Em sua primeira edição, 31 coreografias serão apresentadas nas categorias Dança de Salão, Dança Coreográfica (gênero livre que envolve diversos gêneros de dança como ballet, jazz, danças urbanas, dança contemporânea e sapateado) e Dança Popular Folclórica.

Leia também:
– Festival de Dança de Joinville distribuirá ingressos gratuitos; saiba quem pode adquirir
– Preço da gasolina comum diminui 12% em Joinville, aponta Procon; confira valores 
– Proprietária da última casa na orla de praia em Itapema relata “assédio” do mercado imobiliário
– Motorista embriagado é encontrado dormindo em carro com armas e munições em Brusque
– Cerca de 30 novos emojis que podem ser lançados são revelados; confira a lista

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo