+

BMW Araquari anuncia produção do primeiro carro híbrido plug-in feito na América Latina

Carro começará a ser produzido ainda neste ano

BMW Araquari anuncia produção do primeiro carro híbrido plug-in feito na América Latina

Carro começará a ser produzido ainda neste ano

Isabel Lima | Revisão

O BMW Group anunciou na tarde desta quarta-feira, 10, a produção do primeiro carro premium híbrido plug-in da América Latina, fabricado na planta de Araquari. O anúncio foi realizado no escritório do grupo em São Paulo.

Após um recorde de vendas de veículos eletrificados no ano passado, a BMW passa a produzir em Santa Catarina o BMW X5. Segundo a empresa, o carro pode ser considerado o mais sofisticado, tecnológico e potente já fabricado na América do Sul.

O modelo se juntará ao BMW X1, BMW X3 e BMW X4, além do BMW Série 3, na produção de Araquari.

BMW/Divulgação

“O BMW Group está comprometido com o Brasil, o país líder em vendas para a marca BMW na América Latina. Em 2023, a BMW foi líder do segmento Premium no Brasil pelo quinto ano consecutivo, com 15.113 unidades vendidas (+9,8% em relação a 2022)”, diz Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.

“No BMW Group, a produção acompanha a demanda de mercado. No ano passado, a BMW alcançou um recorde de 25% de mix de vendas de modelos eletrificados no Brasil, e o BMW X5 foi o terceiro modelo mais vendido em toda a linha BMW, seguindo o BMW Série 3 e o BMW X1. Essa é uma das razões para anunciar agora a produção do BMW X5 Plug-in Hybrid no Brasil a partir do último trimestre deste ano”, reforça.

Abertura tecnológica

Michael Nikolaides, Head de Production Network e Logística do BMW Group, ressalta a abertura tecnológica da empresa com a chegada do modelo híbrido plug-in.

“A planta Araquari possui uma linha de produção flexível e, portanto, está pronta para produzir modelos híbridos ou elétricos em um curto período, dependendo da demanda do mercado. Estou orgulhoso em dizer que a planta Araquari será a única a produzir modelos a combustão interna, híbrido plug-in e flex-fuel em toda a rede de produção do BMW Group. Este é um presente único para a planta, que celebrará seu 10º aniversário em outubro”, afirma Michael.

Em uma área de 1,5 milhão de m², e com 112.893 m² de edifícios, a Planta Araquari possui processos de Montagem de Carroceria, Pintura, Montagem, Qualidade e Logística, além de um Centro de Análise de Materiais que mede os indicadores ambientalmente relevantes para a gestão de água e emissões. O centro também inclui edifícios administrativos e auxiliares.

Aumento na produção

Em dezembro de 2023, o BMW Group anunciou um aumento de 10% na produção na planta Araquari a partir de 2024, com o objetivo de alcançar 11.000 unidades produzidas a cada ano.

Além disso, a força de trabalho do BMW Group Brasil também aumentará em 5%. Mais de 50 funcionários foram contratados para apoiar o aumento da produção na planta localizada no estado de Santa Catarina.

Segundo a empresa, a Planta Araquari continua firme no objetivo de ser mais sustentável e recentemente expandiu a área coberta de painéis fotovoltaicos localizados no prédio de montagem final. Cerca de 20% da área do telhado é coberta por painéis solares, totalizando 1.902 painéis que cobrem uma área de 9.940 m². A energia gerada atinge o equivalente a cerca de 650 unidades produzidas exclusivamente por energia solar, em uma produção de 11.000 veículos. Antes da última expansão, a marca tinha cerca de 300 unidades feitas com energia solar.

O Brasil

O BMW Group expandirá o caminho estratégico em 2024, com investimentos em suas fábricas, produtos, serviços e nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do departamento de engenharia no Brasil, localizado em São Paulo e na planta de Araquari.

“Entre outras atividades, o departamento de engenharia local agora tem a responsabilidade por desenvolver e homologar especificações de blindagem para a região América Latina, seguindo todos os padrões de engenharia internacionais do BMW Group”, diz Jochen Otterbach, Head de Veículos com Proteção Especial do BMW Group.

Atualmente, o programa BMW Protection no Brasil oferece quatro modelos oficialmente homologados pela Engenharia Global da BMW, sendo o BMW Série 3 Protection, BMW X3 Protection, BMW iX3 Protection e BMW X5 PHEV Protection.

Em breve, o BMW X1 Protection e o BMW iX1 Protection somarão seis modelos blindados, formando o maior portfólio de veículos blindados homologados no mercado local.

O BMW Protection atende ao nível de blindagem autorizado pelo Exército Brasileiro (NIJ-IIIA) e também é certificado pelo Beschussamt – Entidade alemã responsável por regulamentar armas, munições e tecnologia de segurança. Todo o processo também é validado pela Engenharia da BMW para garantir a segurança, qualidade e desempenho dos produtos.

Leia também:
1. Homem sofre tentativa de homicídio na região Nordeste de Joinville
2. Noite histórica: Joinville Vôlei desbanca São José e está nas semis da Superliga
3. Secretária de Saúde de Joinville compara fila nos hospitais com trânsito até a praia
4. Motocicleta a R$ 250; PRF realiza leilão de veículos apreendidos no Norte de SC
5. Menina de 8 anos morre após cair em piscina em Blumenau; irmã da vítima é hospitalizada


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo