Câmara de Joinville aprova projeto que autoriza ajuda a municípios do Rio Grande do Sul
Projeto tem autoria da Prefeitura de Joinville
Projeto tem autoria da Prefeitura de Joinville
Os vereadores aprovaram por unanimidade, com modificações, na sessão desta segunda-feira, 27, o projeto que autoriza a Prefeitura de Joinville a prestar auxílio ao Rio Grande do Sul por meio da disponibilização de pessoal, equipamentos, maquinários, veículos e bens em geral.
Segundo o texto, o auxílio somente poderá ocorrer dentro das disponibilidades estruturais, financeiras e orçamentárias do município de Joinville. Não poderá comprometer a capacidade de atendimento dos serviços públicos municipais e não interferirá no cronograma local de obras e serviços previamente estabelecidos.
O auxílio previsto nesta lei será formalizado por meio de ajuste entre os municípios envolvidos, devidamente proposto pelos respectivos prefeitos.
Os equipamentos, maquinários, veículos e bens em geral disponibilizados por um município ao outro deverão ser utilizados exclusivamente para as atividades relacionadas à recuperação de estruturas e serviços atingidos pela catástrofe natural, conforme estabelecido em ajuste entre as partes.
Segundo a Prefeitura de Joinville, o objetivo é auxiliar o município de Guaíba (RS), que já recebe apoio joinvilense. O projeto de lei considera as situações de risco enfrentadas pelos municípios do estado do Rio Grande do Sul, decorrentes dos eventos climáticos que ocasionaram mortes e danos materiais à infraestrutura pública e ao meio ambiente.
Nas últimas semanas, servidores da Prefeitura de Joinville estiveram em Guaíba para fazer o levantamento das principais demandas enfrentadas pelo município atualmente.
Após articulação com a Prefeitura de Guaíba e a realização de vistorias, foi constatada uma demanda maior para o recolhimento de entulhos nas calçadas. Esses materiais estão sendo retirados de dentro das casas e imóveis atingidos.
Guaíba já havia retirado cerca de 1,6 mil cargas desses materiais e ainda há uma previsão de triplicar esse número para atender à demanda. Por esse motivo, o objetivo é disponibilizar caminhões e retroescavadeiras que atuarão nessa frente e também em melhorias nas ruas.
Outra necessidade é com relação a móveis que poderão ser usados pelas escolas de Guaíba, como carteiras, materiais para as cozinhas e armários para as bibliotecas. O município gaúcho tem 30 escolas e seis foram atingidas, cinco delas com mais gravidade. A Educação de Joinville está fazendo o levantamento dos itens que serão enviados.
Joinville planeja disponibilizar também computadores, além de servidores da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Defesa Civil, Secretaria de Comunicação e Assistência Social, que continuarão prestando apoio às demandas relacionadas ao cadastramento de atingidos e documentação.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville vai auxiliar com um caminhão-tanque para ajudar na limpeza das ruas após o recolhimento dos entulhos.
A depender da aprovação do projeto de lei, a expectativa é que, pelo menos, uma parte dos materiais e servidores sejam enviados para Guaíba ainda nesta semana.
Leia também:
1. Udesc abre vagas de professor substituto em Joinville
2. Criminosos invadem casa, agridem idosos e levam dinheiro em Joinville
3. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
4. Previsão para Joinville: confira como fica tempo nesta terça-feira
5. Remoção de fiação deixa trânsito na rua Coronel Procópio Gomes, em Joinville, em meia pista nesta terça-feira
Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: