Câmara de Vereadores emite nota sobre queda de calçada em Joinville; confira

Casa está acompanhando os trabalhos

Câmara de Vereadores emite nota sobre queda de calçada em Joinville; confira

Casa está acompanhando os trabalhos

Redação O Município Joinville

A Câmara de Vereadores de Joinville divulgou uma nota nesta terça-feira, 23, lamentando a queda da calçada em Joinville durante a abertura da programação de Natal nesta segunda-feira, 22.

“Esta Casa Legislativa ainda informa que está acompanhando os trabalhos da Prefeitura a respeito do ocorrido”, diz a nota. A maioria dos vereadores participou de uma reunião na manhã desta terça-feira com o prefeito Adriano Silva (Novo), que discutiu as ações a serem tomadas a partir de agora.

“Estamos acompanhando e cobrando ações imediatas. Joinville não pode continuar sofrendo as consequências de uma obra mal feita e inacabada como a macrodrenagem do Rio Mathias”, afirma o presidente da Câmara, vereador Maurício Peixer (PL).

Análise

A Câmara de Vereadores aguarda uma análise do Instituto Geral de Perícias (IGP) para emitir um posicionamento sobre o ocorrido. “Enquanto isso, cobramos da prefeitura a abertura de uma sindicância para apurar as responsabilidades pelo ocorrido nesta segunda-feira”, diz a nota.

CPI Rio Mathias

Na nota, a Câmara recorda a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Mathias, que reuniu mais de 60 mil páginas, documentos de uma investigação que os vereadores fizeram sobre os problemas e atrasos nas obras de macrodrenagem do rio.

O assunto vem à tona porque as investigações podem, inclusive, envolver a empresa responsável pelas obras do Rio Mathias, caso seja comprovada alguma relação no acidente.

A queda, porém, de acordo Adriano, não aconteceu nos locais onde foram realizadas as recentes obras do Rio Mathias, mas em uma intersecção entre as galerias antigas do fluxo normal das águas.

Conforme a Câmara, o relatório final da CPI apontou dez pessoas e três empresas por indícios de irregularidades em diversas fases do projeto e da obra, entre os anos de 2012 e 2020. Tudo foi entregue à prefeitura, ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), ao Ministério Público de Santa Catarina  (M-SC) e ao Ministério Público Estadual.

 

Leia também:

– Trecho da Serra Dona Francisca será interditado nesta quarta-feira; entenda
– Vítimas de queda de calçada em Joinville terão acompanhamento médico
– Entenda quais fatores impactam no preço da cesta básica em Joinville


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo