Câmara define relator para revisão de leis do transporte coletivo em Joinville

Neto Petters pegou para si a análise das propostas

Câmara define relator para revisão de leis do transporte coletivo em Joinville

Neto Petters pegou para si a análise das propostas

Redação O Município Joinville

Os projetos de lei da prefeitura que revisam o sistema de transporte coletivo em Joinville já têm relator no âmbito da Comissão de Legislação, da Câmara de Vereadores de Joinville. O vereador Neto Petters (Novo), presidente do colegiado, pegou para si a análise das propostas encaminhadas por Adriano Silva (Novo).

Os textos em discussão são os dos projetos de lei 5/2023, que “define o sistema municipal de mobilidade urbana”, que, entre outras coisas, apresenta definição geral sobre o sistema de ônibus da cidade, e 6/2023, que estabelece o funcionamento do “serviço de transporte público coletivo regular de passageiros”.

A primeira proposta se destina a ser uma “lei troncal” para indicar todos as formas de transporte coletivo que estão sob gestão, em alguma medida, da Secretaria de Infraestrutura.

Entre essas modalidades estão ônibus; transporte escolar, turístico e de fretamento; táxis e mototáxis; e transporte por aplicativo. Cada uma, no entanto, regulada por lei própria. Para o sistema de ônibus, há a possibilidade da prefeitura conceder a prestação do serviço mediante licitação.

Já a segunda proposta de lei está intimamente ligada à questão da licitação do serviço. É o próprio prefeito que apresenta a questão nestes termos: “Sem uma lei prévia atualizada não será possível o início do necessário procedimento licitatório, ficando o município em mora com as decisões judiciais, podendo implicar em responsabilização pessoal dos agentes do Poder Executivo e do Poder Legislativo”.

De modo geral, a proposta visa unificar a legislação dispersa, atualmente, em um conjunto de nove leis municipais em um único documento. O texto define as gratuidades e descontos de tarifa, bem como as obrigações e direitos de Prefeitura, prestadora do serviço e passageiros, bem como cria mecanismos de responsabilização disciplinar para infrações cometidas na prestação dos serviços.

Petters deve se debruçar sobre as matérias e apresentar parecer sobre elas nas próximas reuniões da Comissão de Legislação. As reuniões comuns do colegiado ocorrem às segundas-feiras, às 15h. Depois, as propostas devem ser encaminhadas para a Comissão de Urbanismo. Só depois desse caminho os projetos poderão chegar ao Plenário.

Leia também:
1. Mulher é presa por abandono de incapaz e maus-tratos aos quatro filhos em Garuva
2. Homem sofre várias fraturas após ser atacado por boi, em São Bento do Sul
3. Prefeitura de Joinville abre inscrições para cursos profissionalizantes
4. Identificado homem que morreu após ser espancado e torturado em Joinville
5. Inscrições para o Movimenta Bike Joinville estão abertas; confira onde acontecerá


– Assista agora:

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo