Carreatas: PM reforça que reuniões e eventos públicos continuam proibidos
Convite para carreata começou a circular nas redes sociais dos joinvilenses nesta sexta-feira, 27
Convite para carreata começou a circular nas redes sociais dos joinvilenses nesta sexta-feira, 27
Com a mensagem “O Brasil Não Pode Parar” e “Pátria Amada Brasil”, uma imagem que convida os joinvilenses para uma carreata no próximo domingo, 29, começou a circular nas redes sociais nesta sexta-feira, 27. Não há informações sobre o motivo do evento ou quem estaria organizando.
Por conta de possíveis passeatas e o contágio pelo coronavírus (covid-19), o comando geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) defende que seja respeitado o decreto estadual que suspende eventos e reuniões públicas e privadas por 30 dias.
A permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo como praias, praças e parques também está vetada para evitar aglomerações. A PM tem fiscalizados os locais para garantir o cumprimento das ordens do Estado.
“A PM-SC orienta aos cidadãos catarinenses para que não corram riscos desnecessários de contaminação. Respeitando as normas de higiene e de isolamento social que estão sendo estabelecidas”, comenta a corporação por meio de nota.
A respeito de possíveis ocorrências de passeatas ou manifestações públicas, o comando geral da Polícia Militar de Santa Catarina vem esclarecer:
(1)- O decreto governamental 525 de 23 de março de 2020 continua válido. Desta forma, estão suspensos por 30 dias, a partir da data de publicação do decreto, eventos e reuniões públicos e privados de qualquer natureza e a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo como praias, praças e parques. A ocupação do espaço público vem sendo fiscalizada pela Polícia Militar de Santa Catarina, evitando aglomeração e o descumprimento do que foi estipulado no decreto;
(2)- A Polícia Militar de Santa Catarina pede para que os cidadãos catarinenses busquem tomar conhecimento das medidas anunciadas na quinta-feira, 27, pelo Governo do Estado, do Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas. O Plano entrará em vigor a partir da próxima quarta-feira, dia 01 de abril. As informações poderão ser obtidas através dos órgãos oficiais de Comunicação Social do Governo do Estado de Santa Catarina. No documento estão especificadas as regras de abertura do comércio e das atividades econômicas no Estado, sendo, desta forma, caracterizadas desnecessárias as presentes manifestações que possam ocorrer nesse sentido;
(3)- Por fim, a Polícia Militar de Santa Catarina orienta aos cidadãos catarinenses para que não corram riscos desnecessários de contaminação, respeitando as normas de higiene e de isolamento social que estão sendo estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde em conformidade com as normas do Ministério da Saúde e da OMS. Além disso, a Polícia Militar de Santa Catarina continuará atuando no cumprimento das medidas do decreto, com ações de orientação e preservação da ordem de acordo com as medidas em vigor.
Ass: Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina