Casa de ambientalistas é atingida por tiros em Guaramirim
Suspeitos estavam em motocicleta
Suspeitos estavam em motocicleta
Um casal de ambientalistas teve a residência atingida por disparos de arma de fogo em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, na última terça-feira, 28. A residência fica em uma área de Reserva Particular Patrimônio Natural (RPPN), e é reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente.
“Segundo a Polícia Militar, a moradora da casa relatou ter escutado três tiros, os quais atingiram a porta da garagem e também um vidro da porta de entrada do imóvel. Um vizinho declarou que ouviu os disparos e viu quando uma motocicleta deixou o local.
Durante atendimento da PM, a guarnição encontrou dois estojos de munição de espingarda e fragmentos de projéteis. Rondas foram realizadas na região, mas os autores dos disparos não foram encontrados.
De acordo com o delegado Erick Issao Uratani, a polícia já identificou os possíveis suspeitos e a motivação do crime. As investigações realizadas até o momento apontam que crime tenha sido motivado pelo fato do casal realizar fiscalizações envolvendo o meio ambiente e as terras de preservação.
O prazo de conclusão para o inquérito policial é de 30 dias, mas a Polícia Civil pretende finalizá-lo até a próxima semana. Antes, porém, novos depoimentos precisão ser colhidos. Além disso, o delegado informa que o Ministério Público (MP-SC) também já ingressou com uma ação para investigar o caso.
Grupos ligados ao ativismo ambiental publicaram notas de solidariedade ao casal que sofreu o ataque. A Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA externa sua total e irrestrita solidariedade ao casal Elza e Germano, repudiando de maneira veemente mais esse intolerável episódio, clamando que todos os esforços sejam envidados para a devida apuração e punição dos autores desse atentado”, diz em publicação do Facebook.
“Não podemos mais tolerar que este cenário, de absoluta insegurança e risco àqueles que se dedicam à defesa do meio ambiente e dos interesses difusos da coletividade, se perpetue. É preciso dar um basta definitivo nesse quadro lastimável”, afirma em nota.
A ativista Kerexu publicou nas redes sociais: “é alarmante o aumento de casos de violência contra todos nós que defendemos o meio ambiente em nosso país.”
O casal ambientalista atua em programas de educação ambiental desenvolvem diversos projetos que visam a proteção dos remanescentes de Mata Atlântica que, apesar de reduzidos, ainda resguardam uma das mais ricas biodiversidades do planeta e fornecem serviços ambientais indispensáveis para a população.
Leia também:
– Identificado idoso encontrado amarrado e morto em Joinville
– Suspeito de tentativa de roubo é detido no bairro Atiradores, em Joinville
– Agente de saúde é indenizada após sofrer acidente para não atropelar gato em Jaraguá do Sul
– VÍDEO – Empresário do Vale do Itajaí é morto a tiros em São Paulo
– Carro capota após colidir com dois cavalos na BR-101, em Itajaí