Com audiodescrição, pessoas com deficiência visual realizam visita guiada em espaços natalinos de Joinville

Ação marcou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Com audiodescrição, pessoas com deficiência visual realizam visita guiada em espaços natalinos de Joinville

Ação marcou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Bernardo Gonçalves | Revisão

Para marcar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, comemorado neste dia 13 de dezembro, a Prefeitura de Joinville e o Instituto Natal Joinville realizaram uma visita guiada pelos espaços natalinos no Centro de Joinville com audiodescrição para pessoas cegas.

A atividade começou na praça da Biblioteca Pública, no final da tarde desta terça-feira, 12. De lá, os participantes foram para a Praça Nereu Ramos, Travessa Bachmann, Praça da Bandeira, Praça Dario Salles e Ginásio Abel Schulz.

Sete pessoas com deficiência visual participaram e cada uma dela recebeu um aparelho com fone de ouvido. Uma audiodescritora ia falando detalhes de cada ambiente, cenários, informações, cores e detalhes.

Após ouvir as explicações, os participantes podiam explorar os ambientes, tocar nas decorações e aproveitar as atrações como o carrossel e a pista de patinação.

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Um dos mais atentos era o pequeno Arthur, de 10 anos, que ficou totalmente cego aos 4 meses de idade, após um deslocamento de retina. Arthur estava com o pai e a mãe, ouvindo cada detalhe da audiodescrição.

“É a primeira vez que participamos. Meu filho está adorando, é muito importante para ele. Por conta da rotina, a gente sabe que só os pais falando, acaba não mostrando tudo. A gente não dá tantos detalhes como ela, uma profissional, com técnica diferente para ele saber de tudo e mais um pouco, é outro mundo de percepção”, fala a mãe de Arthur, Ana Paula de Melo Matias.

A nadadora Daiane Janing, de 31 anos, foi com o irmão Alan, de 17 anos. Os dois são deficientes visuais desde que nasceram.

“Tô gostando muito, do jeito que foi elaborada essa estrutura, na minha opinião, parece algo bem criativo. Eu acho muito boa essa iniciativa porque é o jeito que nós, cegos, podemos saber como está feito o Natal de Joinville, os enfeites. Eu me sinto incluída. É importante a gente ter a mesma oportunidade das pessoas que enxergam”, avalia Daiane.

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

“O Natal de Joinville é para todos. Temos esse cuidado de que todos possam vir e curtir com inclusão e acessibilidade. Estamos fazendo esse passeio com acompanhamento em audiodescrição em tempo real, mas todos os dias as pessoas cegas podem vir e ter acesso a áudio descrição”, explica a diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo, Francine Olsen.

A audiodescrição fica disponível na sala de acolhimento no ginásio Abel Schulz, que está aberta no mesmo horário de funcionamento das atrações do Natal. De terça a sexta-feira das 17h às 22h e nos fins de semana das 15h às 23h.

Atrações adaptadas

Segundo a prefeitura, o Natal de Joinville tem atrações adaptadas para atender pessoas com deficiência, com rampas de acesso para chegar nas atrações e banheiros acessíveis em diversos pontos do Centro.

No Ginásio Abel Schulz, há uma sala para acolhimento, orientação e descanso para pessoas com deficiência e seus familiares. É ali que as pessoas com deficiência ganham uma fita de identificação para ter prioridade nas atrações.

Leia também:
1. PDT de Joinville analisa pedido para expulsar vereador Lucas Souza do partido; entenda motivo
2. Onda de calor pode trazer temperaturas próximas dos 40°C em Santa Catarina
3. Sondagem em rede de esgoto altera trânsito no Centro de Joinville
4. Youtubers são flagrados com arma de fogo durante filmagem em Joinville
5. Transporte de poste gigante pela Serra Dona Francisca impacta trânsito nesta quarta-feira


Assista agora mesmo!

Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo