Com previsão de frio intenso, Joinville reforça ações para pessoas em situação de rua
Ginásio Abel Schulz será utilizado como um abrigo emergencial
Ginásio Abel Schulz será utilizado como um abrigo emergencial
Em função de previsão de baixa temperatura para os próximos dias, a Prefeitura de Joinville intensificará as ações de inverno que estão sendo desenvolvidas. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, 26, em reunião que instituiu um grupo de trabalho para este momento, sob a condução do prefeito Adriano Silva.
“Este grupo de trabalho reúne as principais secretaria envolvidas com o planejamento e a operacionalização deste plano, que terá início imediato”, pontua o prefeito.
O ginásio Abel Schulz será utilizado como um abrigo emergencial, em que a população em situação de rua poderá pernoitar, além de receber jantar a café da manhã. Estarão disponíveis colchões e cobertores para acomodar aqueles que procurarem o local.
Equipes também irão percorrer as regiões onde geralmente ficam as pessoas em situação de rua para orientar sobre a utilização do Abrigo Emergencial. Não será necessário nenhum cadastro ou aviso para acessar o serviço. O abrigo emergencial funcionará a partir desta terça-feira, 27, até domingo, 1º de agosto, das 18h às 8h.
“Com previsão de uma onda de frio bastante intensa, optamos por ativar o Abrigo Emergencial no Centro da cidade, em um local de fácil acesso e com amplo espaço para comportar quem necessita”, explica Fabiana Cardozo, secretária de Assistência Social de Joinville.
O ginásio Abel Schulz também funcionará como um ponto de coleta para doações de colchões, cobertores e roupas. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social estará disponível durante todo o dia no local para receber, separar e destinar os donativos. As doações serão recebidas a partir desta terça-feira, 27, às 8h.
Voluntários que queiram colaborar com a ação podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Assistência Social, pelos telefones (47) 3433-3341 ou (47) 9-8402-4633. Emergências poderão ser comunicadas por meio do telefone 192.
As demais ações que já estão em andamento e que atendem cerca de 80 pessoas por noite seguem sendo realizadas em parceria com a Casa de Passagem Vó Joaquina e a Comunidade Eis-me Aqui.
Pessoas em situação de rua podem procurar o Centro Pop, até 16h30, para serem encaminhadas para estes abrigos.
Um dos locais que acolhe este público é a Casa de Passagem Vó Joaquina, onde é oferecido jantar, pernoite e café da manhã.
O acolhimento também é realizado por voluntários da Comunidade Eis-me Aqui, da Diocese de Joinville. Neste caso, as pessoas em situação de rua recebem jantar na sede da comunidade e depois são levadas para a antiga sede do Seminário Divino Espírito Santo, na rua Florianópolis, onde passam a noite.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: