X
X

Buscar

Comissão da Alesc aprova projeto de lei para criar região metropolitana de Joinville

Projeto ainda deve tramitar em outras três comissões antes de seguir para votação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou na manhã desta terça-feira, 8,  a admissibilidade do projeto de lei complementar que cria a região metropolitana de Joinville. Ainda deve tramitar na Comissão de Finanças e Tributação, de Assuntos Municipais e de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

O projeto foi protocolado na Alesc em fevereiro deste ano pela deputada Paulinha, após um pedido do vereador de Joinville Lucas Souza, ambos do PDT.

O relator da CCJ, deputado estadual Coronel Mocellin (PSL), afirmou que o projeto de lei complementar se enquadra nos termos da lei federal que institui o estatuto da metrópole, além de estar de acordo com outras normas.

O presidente da comissão, deputado estadual Milton Hobus, sinalizou que para o projeto tramitar nas demais comissões é necessária uma manifestação formal dos municípios de que estão de acordo com a formação da região metropolitana.

Entre as justificativas apresentadas no projeto de lei complementar, é de que a implementação da região metropolitana pode resolver deficiências no abastecimento de água e energia, coleta de resíduos sólidos, mobilidade urbana, saneamento básico e transporte público.

“Primeiro passo dado, fruto do diálogo e do trabalho de todos que contribuíram com esta causa”, escreveu o vereador Lucas Souza nas redes sociais.

Regiões Metropolitanas

O projeto propõe a criação das  Regiões Metropolitanas  de  Joinville  (RMJ),  Jaraguá  do  Sul  (RMJS)  e  do  Planalto  Norte  (RMPN).

As regiões metropolitanas de Joinville (RMJ), Jaraguá do Sul (RMJS) e do Planalto Norte (RMPN) serão constituídas, respectivamente, pelos municípios de:  Araquari  e  Joinville  (RMJ),  Jaraguá  do  Sul  e  Guaramirim  (RMJS),  Canoinhas  e  Três Barras (RMPN).

De acordo com o texto, integram  a  área  de  expansão  metropolitana  da  RMJ os municípios  de  Balneário  Barra  do  Sul,  Campo  Alegre,  Garuva,  ltapoá  e  São  Francisco  do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Já na RMPN, os municípios  de  Bela  vista  do  Toldo,  Irineopólis,  Itaiopólis,  Major  Vieira,  Monte  Castelo, Papanduva, Porto União e Mafra

A  área  de  expansão  metropolitana  da  RMJS será integrada pelos municípios de Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube