Comissão da embaixada do Haiti realiza atendimentos para migrantes em Joinville; saiba onde
Ação atenderá 1,2 mil pessoas
Nesta segunda-feira, 27, ocorreu o primeiro dia dos trabalhos da Comissão Consular da Embaixada do Haiti, em Joinville. Neste primeiro dia, foram atendidos na UniSociesc (campus do Boa Vista) 200 migrantes, que podem emitir e renovar passaportes, além da Carteira de Identidade Haitiana. Até neste sábado, 2, serão atendidas 1,2 mil pessoas, todos por agendamento prévio, que está esgotado.
A vinda da Comissão Consular a Joinville atende uma solicitação das Associações de Migrantes e da Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos. Segundo a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, um dos objetivos dessa ação em Joinville é dar acesso à cidadania aos migrantes haitianos que residem em Joinville.
“O projeto teve início em 2019, trabalhamos com mulheres em situação de vulnerabilidade, como violência doméstica, presidiárias e migrantes. Procuramos parcerias com a iniciativa privada e pública para oferecermos cursos e palestras a elas, com orientações sobre como começar uma nova vida em um país estrangeiro. Para atender à demanda dos migrantes que vêm para Joinville, ampliamos o escopo do projeto para homens também”, diz a professora e coordenadora do projeto de extensão Voz – Mulheres Visíveis, Ana Carolina Soares Duarte. Segundo ela, entre os principais grupos migratórios que chegam à cidade estão haitianos, venezuelanos e congoleses.
Na próxima semana, mais uma iniciativa social proporcionará outros encaminhamentos a migrantes. O Mutirão de Atendimento para Preparo de Documentação Migratória em Joinville será realizado entre terça e quarta-feira, 5 e 6, no Espaço Farol, das 13h às 17h.
Serviço
O quê: Emissão e renovação de passaportes e Carteira de Identidade Haitiana;
Quando: de 28/6 a 1/7;
Onde: Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSociesc Joinville, das 9h às 17h – rua: Gothard Kaesemodel, 833, Anita Garibaldi.
O quê: Mutirão de Atendimento para Preparo de Documentação Migratória em Joinville;
Quando: terça e quarta-feira, 5 e 6;
Onde: Espaço Farol, das 13h às 17h – rua: Max Colin, 550, América.
Leia também:
– Reforma administrativa da Prefeitura de Joinville é aprovada em mais uma comissão da Câmara
– Prefeitura de Balneário Camboriú tenta entender motivos de público abaixo do esperado na Marcha para Jesus
– “Tive que reler várias vezes”, conta confeiteira após cliente pedir para devolver bolo de aniversário em Joinville
– VÍDEO – Descubra os benefícios de um Jardim de Inverno para os dias frios
– Arteris passa a aceitar pagamento por celular em pedágios da BR-101 em SC