Confira a programação do Mês da Consciência Negra em Joinville
Programação é realizada pelo Compir
Programação é realizada pelo Compir
Em novembro, mês em que é celebrada a Consciência Negra, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville (Compir), realiza ações especiais e convidados renomados.
A programação do 16º Mês da Consciência Negra de Joinville terá início no dia 7 de novembro, uma terça-feira, com a palestra “Educação antirracista: diálogo, conscientização e prática de construção”, que será ministrada pela escritora, educadora e especialista em diversidade e relações étnico-raciais, Janine Rodrigues. Ela também é fundadora da Piraporando, organização que trabalha para construir uma sociedade antirracista e que promove o afeto como forma de educação.
A palestra é direcionada a professores, pesquisadores e à comunidade em geral. O evento será realizado na UniSociesc — rua Gothard Kaesemodel, 833, no bairro Anita Garibaldi —, às 19h.
No dia 14 de novembro, também uma terça-feira, o público feminino protagoniza o painel “Trajetórias de vida e a visibilidade da mulher negra na sociedade”. O debate terá a participação da vereadora de Joinville Ana Lúcia Martins (PT); de Clarice Accordi, poetisa, pesquisadora e integrante do coletivo Ashanti; da professora Grazielle Gleise Santana, pedagoga e ativista em Itajaí (SC); a capoeirista de Joinville Mestre Karlinha Reis; e as mulheres negras empreendedoras Débora Silva Carmo e Ercilia Souza Gragefe.
O painel também tem como público-alvo professores, pesquisadores e a comunidade em geral. O evento será realizado na OAB-SC — Subseção Joinville, que fica na rua Amazonas, 46, no bairro Saguaçu, às 19h.
As inscrições para a palestra e para o painel são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/MesConscienciaNegra2023).
Para encerrar a programação do Mês da Consciência Negra de Joinville, será realizada uma marcha aberta à comunidade que tem como tema “Reparação histórica e bem viver – a juventude negra quer viver”.
A ação é organizada pelo Compir e terá a participação de movimentos sociais, coletivos negros e simpatizantes. O local de concentração para a marcha será o Parque da Cidade — rua Inácio Bastos, no bairro Guanabara — e a saída será às 16h, com destino ao Kênia Clube — rua Botafogo, 255, no bairro Floresta.
“Joinville precisa com urgência desse olhar da igualdade racial. O Compir está se reestruturando para atender a essas demandas e resgatar os direitos. Convidamos a todos para prestigiar a programação do Mês da Consciência Negra”, destaca a presidente do Compir, Eliane da Silva Maria Gelain.
A programação tem apoio da OAB e da UniSociesc e é uma realização do Compir e da Prefeitura de Joinville, por meio de diferentes secretarias.
Leia também:
1. VÍDEO – Carreta com 37 toneladas de soja perde freios e usa área de escape na BR-376, entre PR e SC
2. Adolescente de 14 anos desaparece em afogamento no Litoral Norte
3. Tempo em Joinville: veja previsão para últimos dias de outubro e início de novembro
4. “Preto filho da…; minha família é grande!”: câmera registra caso de racismo na Oktoberfest Blumenau
5. Carateca de Joinville conquista ouro nos Jogos Escolares Brasileiros
Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide: