+

Coruja rara em SC é registrada durante evento de observações de aves em Joinville

Joinville é o município do Sul do Brasil com mais espécies de aves registradas

Coruja rara em SC é registrada durante evento de observações de aves em Joinville

Joinville é o município do Sul do Brasil com mais espécies de aves registradas

Fred Romano | Revisão

A coruja-preta, Strix huhula, que tem poucos registros em Santa Catarina, foi registrada durante o evento Observa Joinville – Fomento ao Turismo de Observação de Aves. O evento aconteceu neste fim de semana, dias 6 e 7, em um sítio na Estrada do Pico, em Pirabeiraba.

O encontro reuniu joinvilenses e visitantes, inclusive de fora de Santa Catarina, interessados na atividade. Os participantes, munidos de câmeras fotográficas, conferiram quais pássaros se destacam mais em Joinville e tiveram a oportunidade de conhecer ferramentas para identificá-los.

O evento foi organizado pelo Clube dos Observadores de Aves da Mata Atlântica (Coama) e pelo Aves Catarinenses, com promoção da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville e do Convention & Visitors Bureau.

Também ocorreu a observação de corujas, com o ornitólogo Leandro Corrêa como guia responsável. Durante as atividades, os observadores encontraram a coruja-preta, além de outras espécies raras encontradas somente na região.

Segundo o organizador do encontro, Wellington Marcos Machado, a observação de aves é uma parte específica do turismo de natureza que movimenta milhões de pessoas no mundo inteiro todos os anos e que apresenta grande potencial econômico para Joinville. “Temos 486 espécies de aves registradas, sendo Joinville o município com maior número de registros no Sul do Brasil”, revela.

O Observa Joinville capacitou os participantes para preparar áreas de observação com instalação de comedouros, tratadores e atrativos para a avifauna da região e como atraí-las, com a formação de guias e o fomento da prática deste tipo de atividade.

Leia também:
1. Motorista morre após acidente envolvendo dois carros e um caminhão em Brusque
2. Contrato milionário para construção da Ponte Joinville é assinado; saiba os detalhes
3. Inscrições para concurso público de Joinville encerram nesta quinta-feira
4. Com 18 meses de calendário garantido, JEC projeta orçamento milionário; saiba valor
5. Dois jovens morrem em silo de grãos em Monte Castelo


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo