Covid-19: abril é o segundo mês com maior número de mortes durante a pandemia em Joinville

Óbitos, porém, foram 22% menores que o registrado em março

Covid-19: abril é o segundo mês com maior número de mortes durante a pandemia em Joinville

Óbitos, porém, foram 22% menores que o registrado em março

Fernanda Silva

Abril foi o segundo com maior número de mortes por Covid-19 durante a pandemia em Joinville, apontam dados da prefeitura. Óbitos, porém, foram 22% menores que o registrado em março. Enquanto no mês passado foram registradas 310 vítimas, em abril foram 242. O número, porém, pode aumentar, já que ainda há casos em investigação.

Atualmente, a cidade soma 1.279 mortes. Destas, 778 ocorreram somente nos quatro primeiros meses de 2021. O número é superior aos 501 óbitos registrados ao longo de nove meses em 2020, que teve a primeira vítima confirmada no dia 30 de março.

Apesar da cidade ter atingido o pico de óbitos em 2021, o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, afirma que a tendência para este momento é de que este índice reduza. Ele explica que, com a diminuição no número de casos ativos, atualmente em 1.363, consequentemente, se reduz também as internações e as mortes.

Em março, a cidade chegou a ter 5.909 casos ativos. Segundo o secretário, como a média de internação de pacientes em Joinville é de 20 dias, os números de abril ainda refletem as internações ocorridas no mês anterior. Por isso, a tendência é de que em maio os registros sejam ainda menores, por conta da redução de casos ativos e hospitalizações neste mês.

Rodrigues atribui a redução dos casos ativos e mortes aos decretos restritivos e a colaboração da população. “Estamos com restrições e fiscalizações. Agora, a população tem aderido mais às medidas e isso tem total reflexo com a redução nos números de internações e óbitos”, afirma.

Impactos da vacinação

O secretário também comenta que a vacinação, iniciada em 19 de janeiro, já começou a impactar positivamente nas hospitalizações. “Reduziu as internações de idosos com mais de 80 anos, que já tomaram a segunda dose. A vacina tem se mostrado uma estratégia excelente”.

Até o momento, 78.379 moradores já tomaram ao menos uma dose dos imunizantes. Destes, 37.157 já receberam também a segunda. O intervalo entre uma dose e outra varia de acordo com a fabricante. A Coronavac/Butantan é de 28 dias, já a AstraZeneca/Fiocruz é de 90 dias.

Atualmente, estão sendo vacinados os idosos com mais de 62 anos, profissionais da saúde, segurança e salvamento. Porém, o público será ampliado. Nesta sexta-feira, 30, a Secretaria de Saúde abriu o agendamento para a vacinação de pessoas com mais de 60 anos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo