Covid-19: Araquari inicia campanha de vacinação nesta terça-feira
Primeira pessoa a ser imunizada foi uma enfermeira da Vigilância Epidemiológica
Primeira pessoa a ser imunizada foi uma enfermeira da Vigilância Epidemiológica
Nesta terça-feira, 19, a Secretaria de Saúde deu início a vacinação contra a Covid-19 em Araquari.
O ato foi realizado no auditório da Prefeitura de Araquari. A primeira pessoa a ser imunizada foi Ana Paula dos Reis, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
Além dela, foram imunizados dois representantes da população indígena da cidade, os caciques Andréia Moreira e Cassiano.
Esther Sant’ana de Gonçalves, de 93 anos, também foi vacinada contra o coronavírus.
A idosa é moradora do Centro e representou os idosos que fazem parte do grupo prioritário da primeira fase. Os profissionais do Centro de Triagem Covid-19 também receberam a primeira dose da vacina.
O município recebeu 355 doses da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan e aprovado pela Anvisa no último domingo, 17.
Destas doses, 185 são destinadas à população indígena e as outras 170 são para o grupo prioritário da primeira fase: profissionais de saúde, idosos institucionalizados e idosos acima de 75 anos.
Para a secretária de Saúde de Araquari, Tânia Eberhardt, este é um momento histórico e de comemoração. “É emocionante fazer parte desse ato. É como olhar pra frente e enxergar coisas boas, esperança de dias melhores”, destaca.
As doses serão destinadas nesta quarta-feira, 20, às seis unidades de saúde que possuem sala de vacinação.
Neste primeiro momento da campanha, serão imunizados os profissionais de saúde da rede pública, totalizando 137 pessoas.
A vacinação contemplará também 10 pessoas entre idosos e profissionais que estão em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI).
Além de outros 23 idosos com mais de 75 anos. Neste caso, a prioridade é para os idosos acamados.
Apesar do baixo quantitativo de vacinas enviadas ao município, a enfermeira Ana Paula dos Reis, que recebeu a primeira dose, comemora.
“É gratificante ser a primeira profissional de saúde vacinada em Araquari. Eu represento cada profissional que tem se dedicado incansavelmente no combate a pandemia. Vejo este momento como a luz no fim do túnel, como o início do fim da pandemia”, destaca.
Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, ela já atuou como enfermeira assistencial, coordenadora do Pronto Atendimento.
Emocionada, em seu discurso destacou a importância da vacinação para conter o avanço da pandemia.
Desde o início da pandemia, Araquari registrou 23 óbitos em decorrência da Covid-19 e mais de 1470 casos positivos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a imunização seguirá as normas e critérios estipulados pelo Plano Estadual de Vacinação contra o coronavírus e a medida em que as doses chegarem ao município serão aplicadas nos grupos prioritários.