X
X

Buscar

Covid-19: Confira como funciona o atendimento da saúde em Joinville na fase 3

Cidade terá mudanças no funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nos postos de saúde dos bairros

Com o início da fase 3 do Plano de Contingência contra a Covid-19 os atendimentos das unidades de saúde serão modificados, em Joinville. As principais mudanças ocorrem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nos postos de saúde dos bairros.

“As alterações no funcionamento da rede foram necessárias por conta do avanço da pandemia”, explica o secretário de Saúde, Jean Rodrigues da Silva. A UPA Leste, no Aventureiro, por exemplo, passará a funcionar como um hospital de campanha e irá receber cerca de 20 novos leitos de terapia semi-intensiva.

Com isso, o atendimento está sendo remanejado e as demais unidades de saúde também passarão por mudanças para receber a demanda da população. Confira como fica o atendimento de cada uma delas a partir da fase 3 do Plano de Contingência.

Pronto Atendimento

Como a UPA Leste passará a atender como hospital de campanha para pacientes com Covid-19, os outros serviços que funcionavam no local serão suspensos. A partir de agora, os pacientes serão encaminhados por outras unidades de saúde, por isso, a população não deve procurar o local diretamente.

Enquanto isso, os outros serviços da unidade serão remanejados para a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Aventureiro III. A população também poderá ser atendida nos UPAs Sul e Norte, nos bairros Itaum e Costa e Silva, respectivamente.

Já o atendimento de crianças, antes feito no UPA Leste, passará a ser  no UPA Sul ou, ainda, no Hospital Infantil.

Segundo Rodrigues, a Secretaria de Saúde irá acompanhar os atendimentos feitos nas zonas Sul e Norte da cidade, a fim de evitar uma sobrecarga dos locais. Por isso, os postos de saúde deverão atuar, a partir de agora, como suporte ao pronto atendimento.

Unidades Básicas de Saúde

Ao todo, 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) passarão a atender a população de forma mista. Isso porque ainda irão receber a população em geral, mas a prioridade é para pacientes com suspeita de Covid-19. Exames para detectar o vírus e outras orientações necessárias também serão realizadas nos locais.

De acordo com a prefeitura, o horário de atendimento será ampliado até às 22 horas. Além disso, os postos de saúde do Costa e Silva, João Costa e Aventureiro III também irão atender nos fins de semana, das 8 às 22 horas, já a partir deste sábado, 6.

As UBSs que passam a atender de forma mista são: Anaburgo, Canela, Costa e Silva, Jativoca, Lagoinha, Morro do Meio, Nova Brasília, Parque Douat, Pirabeiraba, Rio Bonito, Rio da Prata, São Marcos, Vila Nova Sede, Vila Nova I, Vila Nova Rural, Adhemar Garcia, Boehmerwald, Edla Jordan, Estevão de Matos, Fátima, Floresta, Jardim Edilene, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Profipo, Ulysses Guimarães, Bucarein, Bakhita, Comasa, Itaum e Saguaçu.

Os demais postos de saúde que não foram citados anteriormente ou continuam o atendimento normal ou, ainda, poderão ser fechados temporariamente para que a equipe de saúde seja realocada e auxilie em outras unidades, conforme necessidade.

Em caso de dúvida sobre qual unidade de atendimento procurar, a população pode entrar em contato com o Ligue Saúde ou com o Web Saúde, pelo telefone (47) 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, ou acessar a lista publicada no site da prefeitura.

Hospitais

Neste primeiro momento, os hospitais da rede pública de Joinville continuarão com atendimento normalizado, exceto nas cirurgias eletivas, que já foram suspensas.

Porém, há serviços que ainda podem ser interrompidos, alerta o prefeito da cidade, Adriano Silva. O Hospital Municipal São José, por exemplo, que atende consultas, poderá suspender a atividade por conta do aumento do contágio e da necessidade de realocar equipes para o trabalho na linha de frente da pandemia.

“A situação está crítica, alcançando a capacidade de atendimento na saúde”, afirma Adriano. “Não tem mais nenhuma carta na manga, estamos esticando a rede ao máximo.”

Espera por leitos

De acordo com Rodrigues, ao todo, 20 pessoas aguardam leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Porém, o secretário destaca que esses pacientes estão sendo atendidos com o suporte dos leitos de semi-intensivos e, por isso, essas unidades serão ampliadas.

“Há falta de mão de obra para atuar em leitos de UTI, por optamos pelos semi-intensivos. Eles [pacientes] recebem todo o atendimento normalmente, assistência tecnológica e médica. Não perdemos nenhuma vida por volta de leitos nas primeiras fases”, explica o secretário.

Porém, com o aumento da demanda por leitos na cidade, o prefeito afirma que há a possibilidade de pacientes serem encaminhados a outros estados para a internação, medida já adotada pelo Governo do Estado.

Compra de materiais

Para completar o atendimento e a abertura de novos leitos, a Prefeitura de Joinville estuda a compra de cerca de 20 respiradores. Além disso, o governo municipal já adquiriu testes de antígeno, modelo que indica se o paciente está com Covid de forma rápido do que o PCR.

Além disso, Adriano afirmou que a Prefeitura de Joinville também protocolou na Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a intenção de compra de 400 mil doses de vacina contra a Covid-19, que deverão atender 200 mil pessoas.

Voluntariado

O grande problema no atendimento, porém, é a falta de mão de obra humana, afirma Adriano. “Nossos times estão cansados. É um ano na pandemia”, conta. Por isso, o governo municipal iniciou a contração de trabalhadores da saúde.

A gestão também iniciou uma força tarefa voluntária, que tem o objetivo de cadastrar médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas para que possam atuar como voluntários no atendimento de pacientes com casos suspeitos e confirmados da doença.

“Este momento exige a união dos esforços de todos para que possamos superar a pior fase da pandemia até agora. Os profissionais que puderem ser voluntários para reforçar nosso atendimento são muito bem-vindos”, declara o prefeito.

Os interessados podem acessar o edital com todos os detalhes e também fazer a inscrição no site da prefeitura. A Secretaria da Saúde entrará em contato para firmar o Termo de Voluntariado e iniciar as atividades a partir da necessidade da rede de atendimento e da disponibilidade de cada voluntário.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube