X
X

Buscar

Covid-19: idoso é internado após Justiça ter negado pedido de vaga na UTI em Joinville

Homem de 61 anos está com coronavírus e resolveu entrar na Justiça por conta da falta de vagas na terapia intensiva da cidade

O idoso de 61 anos que entrou com um mandado na Justiça para conseguir uma vaga na Unidade Terapia Intensiva (UTI) de Joinville, e teve o pedido negado, foi internado durante a noite desta quinta-feira, 4. Ele foi diagnosticado com a Covid-19 e, segundo a advogada do caso, Aline de Amorim, o estado de saúde dele é considerado grave.

Durante a tarde desta quinta, a advogada do idoso entrou novamente Justiça contra a Secretaria da Fazenda, desta vez, com uma intimação, a fim de conseguir uma vaga na terapia intensiva para o idoso.

Aline explica que insistiu no pedido porque, caso o paciente viesse a óbito por falta de leito, a responsabilidade seria do Estado, portanto, era o órgão quem deveria garantir a vaga na UTI.

Após entrar com a intimação, a família do idoso foi chamada no Hospital Regional e informada de que havia vagado um leito de UTI para pacientes com Covid-19, momento em que o homem foi internado para tratamento.

A advogada não sabe afirmar ao certo se o paciente conseguiu a internação somente por conta do leito vago ou por conta da pressão na Justiça, mas acredita que a intimação tenha contribuído com o caso.

“A Secretaria da Fazenda sabe do compromisso do Estado de arcar com leitos, o que for necessário para o tratamento de qualquer doença”, comenta, “até o médico sabia que ele havia entrado no tribunal para conseguir a vaga”, finaliza Aline.

Pedido negado

De acordo com o desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, que jugou o caso, o pedido havia sido negado para evitar dar preferencia ao caso, tendo em vista que há outros pacientes aguardando vagas.

O magistrado acredita que a interferência do Poder Judiciário neste momento em que Santa Catarina vive a falta de leitos, poderia prejudicar outras pessoas que estejam em situação semelhante ao do morador ou, ainda, em estado mais agravado.

Sem leitos

A Prefeitura de Joinville afirma que está dando assistência aos pacientes que aguardam internação em leitos de UTI. No momento, eles estão sendo atendidos pelas unidades de terapia semi-intensivas, com suporte médico e de tecnologia, inclusive de oxigênio.

A taxa de ocupação nos leitos de UTI adulto, exclusivos para a doença, somadas as redes pública e privada, é de 82%. Porém, na rede pública, Joinville registra 100% de ocupação.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube