De Joinville, deputado estadual Matheus Cadorin foca na tecnologia e quer diminuir número de leis
Deputado também defende a diminuição de leis em Santa Catarina
Deputado também defende a diminuição de leis em Santa Catarina
Com propostas inovadoras em liberdade política e tecnologia, o deputado estadual Matheus Cadorin (Novo) conversou com o jornal O Município Joinville e fez uma avaliação sobre o mandato, além de projetar os próximos anos.
Com experiência em tecnologia e startups, Cadorin inovou logo nos primeiros meses de mandato com a criação de um projeto de lei (PL) apresentado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sobre a divulgação do estoque de medicamentos da rede estadual de saúde feito com a ajuda da inteligência artificial ChatGPT.
“Sou formado em relações internacionais, mas fiz especialização em tecnologia, que é um assunto transversal, onde em algum momento se liga a outros segmentos como a saúde e a educação. Então, este foi o primeiro projeto feito com inteligência artificial no Brasil que está sendo analisado”, conta.
Ainda no ramo de tecnologia, é de autoria do deputado estadual a lei 18.824/2024, sancionada pelo governador Jorginho Mello, que concede aos contribuintes catarinenses a opção de utilizar meios de pagamento digital, como o Pix, para saldar débitos tributários, taxas e contribuições.
“Apresentei a ideia de trazer a tecnologia que a gente já usa no dia a dia para dentro do serviço público. O projeto do Pix foi sancionado este ano, onde a pessoa não precisa ir mais em uma Caixa Lotérica pagar seus tributos e impostos. Este foi mais um projeto onde utilizamos a tecnologia ao nosso favor”, explica Cadorin.
Uma iniciativa do deputado de Joinville que ganhou bastante destaque em Santa Catarina foi o Você Decide: Seu Imposto, Sua Escolha, onde mais de 25 mil catarinenses votaram e escolheram 16 projetos de diversos municípios do estado para receberem mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares. A segunda edição do projeto já está sendo realizada.
“A primeira edição foi um sucesso com a população sendo importante para escolher onde as emendas seriam destinadas. Fizemos um edital e recebemos 246 projetos do estado inteiro. Agora já realizamos as inscrições de projetos para a segunda edição, e acredito que o número será ainda maior”, diz Cadorin.
Sobre projetos futuros, o deputado estadual diz que tem o objetivo de buscar diminuir os números de leis no estado que, segundo ele, estão desatualizadas.
“Quero diminuir quantitativamente o número de leis em Santa Catarina. Foram mais de 100 leis horríveis que identificamos no ano passado. Elas estão desatualizadas ou vão contra uma lei federal. Estamos criando uma lei chamada de Buraco das Leis, que a Assembleia adorou, onde os decretos revogados serão incluídos nessa. Essa inovação, entre outras, vamos trabalhar ao longo do nosso mandato”, finaliza.
Leia também:
1. Companhias aéreas suspendem voos no Aeroporto de Joinville e afetam setor empresarial
2. Nove envolvidos em bloqueios de rodovias em Santa Catarina após eleições de 2022 são denunciados ao STF
3. GALERIA – Artista joinvilense personaliza carteiras em campanha em São Paulo
4. Joinville autorizará início das obras da Ponte Joinville
5. Jovem é baleado em tentativa de homicídio em Joinville
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: