Delegacia de Polícia Civil de Joinville é homenageada na Alesc após conquistar certificado de qualidade internacional
Solenidade aconteceu nesta quarta-feira
Solenidade aconteceu nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, 14, a 7ª Delegacia de Polícia de Joinville e o Delegado titular da unidade, Vinícius Ferreira, participam de uma solenidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pela conquista da certificação ISO 9001:2015, versão mais atualizada da norma concedida pela Organização Internacional para Padronização (ISO).
Ao todo, foram seis moções de aplauso concedidas pelo Legislativo Catarinense e de iniciativa dos deputados Maurício Peixer (PL), Sargento Lima (PL), Matheus Cadorin (Novo), Fernando Krelling (MDB), ambos de Joinville, além do Delegado Egídio Ferrari (PTB) e Maurício Eskudlark (PL).
“No ato da entrega da homenagem na Alesc, os deputados ressaltaram os serviços prestados pela Polícia Civil de Joinville, que além das ações para a redução da criminalidade na maior cidade do estado, tem a qualidade garantida na prestação de serviços públicos na área de segurança pública com a Certificação ISO”, destaca a Polícia Civil.
O certificado é da organização Internacional para Padronização (ISO) e reconhecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
A 7ª Delegacia de Polícia de Joinville é primeira Delegacia de Polícia de Comarca do Brasil, a primeira Unidade de Polícia Judiciária do Sul do Brasil e a segunda Unidade de Polícia Judiciária do Brasil a atingir a certificação.
“Foi para quebrar o velho paradigma que o serviço público é ruim”, diz o delegado responsável pela delegacia, Vinicius Ferreira. Foi ele quem teve a iniciativa de buscar a certificação. “Toda a equipe abraçou o projeto e deu força além do necessário”, diz Vinicius.
A 7ª Delegacia de Polícia de Joinville conta com uma equipe de dez funcionários e estagiários. O delegado conta que a busca por melhorar os processos e serviços oferecidos foi uma decisão de toda delegacia. “Sou o capitão do navio, as pessoas que estão comigo que compraram essa ideia”, reforça.
“Agora tem um certificado que prova que o serviço é prestado num parâmetro internacional de qualidade”, explica. A ISO é uma instituição criada em 1947, com sede na Suíça e vinculada aos órgãos técnicos de 168 países.
Na Polícia Civil, a ISO 9001 é a efetivação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que tem o intuito de garantir a otimização dos processos existentes na delegacia. Desta forma, permite maior agilidade e correção na prestação do serviço público policial. “O certificado não é para delegacia, ele traz uma segurança para a população, uma certeza de qualidade”, conta o delegado.
“Mesmo com uma estrutura mais modesta, com bastante criatividade, esforço e perseverança você consegue conquistar índices melhores”, diz. “Ser servidor público de fato, mesmo em um órgão policial”, reitera Vinicius.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: