Delegacia de Comarca de Joinville é a primeira do país a conquistar certificado de qualidade internacional

"Para quebrar o velho paradigma que o serviço público é ruim”, diz o delegado Vinicius Ferreira

Delegacia de Comarca de Joinville é a primeira do país a conquistar certificado de qualidade internacional

"Para quebrar o velho paradigma que o serviço público é ruim”, diz o delegado Vinicius Ferreira

Isabel Lima

Após dois anos de processos de implementação e validação, a 7ª Delegacia de Polícia de Joinville recebeu da Fundação Vanzolini a certificação ISO 9001:2015. O certificado é da organização Internacional para Padronização (ISO) e reconhecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

A 7ª Delegacia de Polícia de Joinville é primeira Delegacia de Polícia de Comarca do Brasil, a primeira Unidade de Polícia Judiciária do Sul do Brasil e a segunda Unidade de Polícia Judiciária do Brasil a atingir a certificação.

“Foi para quebrar o velho paradigma que o serviço público é ruim”, diz o delegado responsável pela delegacia, Vinicius Ferreira. Foi ele quem teve a iniciativa de buscar a certificação. “Toda a equipe abraçou o projeto e deu força além do necessário”, diz Vinicius.

A 7ª Delegacia de Polícia de Joinville conta com uma equipe de dez funcionários e estagiários. O delegado conta que a busca por melhorar os processos e serviços oferecidos foi uma decisão de toda delegacia. “Sou o capitão do navio, as pessoas que estão comigo que compraram essa ideia”, reforça.

“Agora tem um certificado que prova que o serviço é prestado num parâmetro internacional de qualidade”, explica. A ISO é uma instituição criada em 1947, com sede na Suíça e vinculada aos órgãos técnicos de 168 países.

Na Polícia Civil, a ISO 9001 é a efetivação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que tem o intuito de garantir a otimização dos processos existentes na delegacia. Desta forma, permite maior agilidade e correção na prestação do serviço público policial. “O certificado não é para delegacia, ele traz uma segurança para a população, uma certeza de qualidade”, conta o delegado.

“Mesmo com uma estrutura mais modesta, com bastante criatividade, esforço e perseverança você consegue conquistar índices melhores”, diz. “Ser servidor público de fato, mesmo em um órgão policial”, reitera Vinicius.

Certificação em três frentes

O delegado explica que a delegacia foi certificada em três frentes de atuação: boletim de ocorrência presencial e virtual, termos circunstanciados e os procedimentos de cartas precatórias.

Os três pontos eram os mais delicados na Polícia Civil de Joinville, que precisou engajamento constante de cada funcionário. Vinicius pontua que os processos foram repensados e a equipe foi treinada para alcançar as metas, impostas por eles mesmo para melhorar o oferecido a população.

“Tinha situações que uma carta precatória demorava sete anos, a gente conseguiu baixar para três meses”, exemplifica o delegado. Já a entrega de veículos retidos, ele conta existiram situações que chegavam a demorar dez anos, hoje acontece em no máximo dez dias.

No que diz respeito aos boletins de ocorrência virtuais, o delegado explica que é um sistema estadial, mas cada localidade gera de maneira e velocidade diferente. Na área atendida pela delegacia, são quase um milhão de habitantes, conta Vinícius. “A gente busca homologar de maneira mais rápida, porque tinha essa dificuldade de demorar, a gente consegue diminuir isso para menos de 12 horas”, conta o delegado.

Além do aprimoramento do atendimento online, com uso de WhatsApp, telefone e e-mail, a delegacia passou por forte treinamento de atendimento presencial.

“A meta está sempre na frente, eu nunca vou alcançá-la, mas a gente sempre vai buscar por ela”, conclui.

Leia também:
1. Cepat divulga mais de 500 vagas de empregos em Joinville
2. Obra impacta trânsito por um mês em bairro de Joinville; saiba em qual
3. “É a cidade do crescimento”: dono de grupo que comprou Cipla planeja investir mais em Joinville
4. Identificada mulher que foi morta a tiros enquanto pilotava moto em Joinville
5. “Melhor não, mas bora”: casal de Joinville cria camisetas com frases cotidianas e fatura R$ 3 milhões


Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo