+

Dengue em Joinville: epidemia é confirmada e prefeitura decreta situação de emergência

Cidade passou para o alerta vermelho nesta segunda-feira

Dengue em Joinville: epidemia é confirmada e prefeitura decreta situação de emergência

Cidade passou para o alerta vermelho nesta segunda-feira

Bernardo Gonçalves | Revisão

Nesta segunda-feira, 19, a Prefeitura de Joinville publicou o decreto de situação de emergência em função da dengue no município. A decisão leva em conta o acumulado de casos suspeitos, casos confirmados e o registro de cinco óbitos desde o início de 2024.

Também nesta segunda-feira, a Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica (Udve) da Gerência Regional de Saúde de Joinville (Sersa/JOI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu o Ofício 026/2024, que considera que a cidade de Joinville é compatível com Epidemia de dengue.

Com isso, a prefeitura avançou o Plano de Contingência (PlanCon) para o alerta vermelho, que resulta na intensificação das ações e na instalação do Gabinete de Crise.

Segundo a prefeitura, a definição de decretar situação de emergência leva em consideração a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde, de acordo com o acompanhamento e a análise de dados relacionados ao agravo da Dengue, com incidência acumulada de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes por três semanas epidemiológicas.

Em 2024, Joinville acumula 1.869 casos confirmados de dengue. Os bairros com mais casos são Saguaçu, Aventureiro e Boa Vista. Em relação aos focos, a soma chega a 2.456, sendo os bairros Aventureiro, Paranaguamirim e Floresta os que mais tiveram focos mapeados.

“A Situação de Emergência e o Alerta Vermelho representam a gravidade da situação da Dengue em nossa cidade. O Brasil inteiro está sentindo as consequências do avanço da Dengue e não é diferente em nossa região. Mais do que nunca, precisamos nos conscientizar que a Dengue mata”, enfatiza o prefeito Adriano Silva.

Levantamento

No dia 9 de fevereiro, foi divulgado o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que indicou que 85% dos focos do mosquito em Joinville são encontrados nos quintais das residências. O relatório levou em conta visitas realizadas em 5,8 mil imóveis em todas as regiões da cidade.

Neste último sábado, 17, foi realizado o “Dia D – Joinville Contra a Dengue”, que incentivou os joinvilenses a realizar vistorias em seus quintais para eliminar focos de água parada. Quatro mutirões reuniram equipes da Prefeitura de Joinville, Forças de Segurança e voluntários nos bairros Aventureiro, Saguaçu, Morro do Meio e Paranaguamirim.

“Desde o ano passado, estamos intensificando nossas ações para o combate ao Aedes aegypti, mas é fundamental que a população colabore eliminando os focos de água parada. Durante o “Dia D”, no sábado, muitos focos foram eliminados. Precisamos nos unir contra a dengue”, apela o prefeito.

Leia também:
1. Cepat divulga 959 vagas de emprego em Joinville
2. Depoimento de Mauricinho Soares à Câmara de Joinville é adiado; saiba a nova data
3. Homem invade casa e agride ex-companheira em Joinville
4. Obra pode causar alterações no trânsito e no abastecimento de água em bairro de Joinville
5. JEC contrata atacante que disputou Série A e Sul-Americana em 2023


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo