Deputado federal pede que Joinville seja incluída junto às capitais na implantação do 5G

Darci de Matos enviou um ofício ao ministro das Comunicações pedindo prioridade ao município

Deputado federal pede que Joinville seja incluída junto às capitais na implantação do 5G

Darci de Matos enviou um ofício ao ministro das Comunicações pedindo prioridade ao município

O deputado federal Darci de Matos (PSD) enviou, na semana passada, um ofício ao ministro das Comunicações, Fábio Faria, para que Joinville seja priorizada na implantação da tecnologia 5G, junto às capitais.

Na programação do ministério, o 5G estará disponível em todas as capitais brasileiras até julho de 2022, já nas demais cidades do país a tecnologia só chegará em 2023.

No entendimento do deputado, por Joinville ser maior que Florianópolis, capital de Santa Catarina, o município deveria também ser contemplado neste primeiro momento.

“Vai ser algo muito importante para as nossas vidas. Não só para dar agilidade na internet, mas também melhorar nossa comunicação na saúde, no transporte. O 5G vai facilitar a universalização da internet”, opina Darci de Matos, em entrevista ao jornal O Município Joinville. O deputado ainda define como “absurdo” a área rural da cidade não contar ainda com rede telefônica.

Rendimento em trilhão

Para o parlamentar, em 15 anos, a tecnologia 5G pode gerar ao Brasil um rendimento de R$ 1,5 trilhão. Ele acredita que esta novidade, que favorece o uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real e da chamada Internet das Coisas (IoT) será a alavanca para a retomada do crescimento econômico.

“Isso é muito dinheiro. Haverá ganho porque aumentará a produtividade em muitas áreas, desde a agricultura até a indústria”, considera Darci de Matos.

O deputado diz que ainda não teve retorno do ministério das Comunicações, mas que segue pressionando Fábio Faria. Ele afirma que, por Faria fazer parte de sua bancada e ser seu amigo pessoal, o diálogo pode ser mais facilitado.

Leilão acontece no próximo semestre

No início de junho, o ministro Fábio Faria confirmou que o leilão das frequências 5G deve acontecer no segundo semestre deste ano. Faria destacou, citando dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que a demanda por internet cresceu 40% no Brasil ao longo de 2020.

“No Brasil, 18% da população ainda não têm acesso à internet. É um grande desafio preencher essa lacuna”, disse, ressaltando a importância do leilão das novas frequências de internet.

Além de colocar o país no caminho da universalização do acesso, o ministro disse que o 5G vai possibilitar avanços semelhantes aos proporcionados pelas frequências 4G, usadas atualmente.

Essa nova tecnologia permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão de quarta geração, por utilizar um espectro de rádio mais abrangente, o que permite que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais.

“O 5G vai ser uma revolução tecnológica. O 4G foi crucial para conectar as pessoas por voz e dados. Uber, internet banking e WhatsApp teriam sido impossíveis sem o 4G”, comparou o ministro.

Devem ser beneficiados, segundo Faria, principalmente os setores da indústria do agronegócio, saúde e segurança pública.

*Com informações de Agência Brasil


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo