Domingos Musicais de maio recebem chorinho e exposição de dança em Joinville

Programação ocorre em dois domingos do mês

Domingos Musicais de maio recebem chorinho e exposição de dança em Joinville

Programação ocorre em dois domingos do mês

Isabel Lima

A Cultura Alemã Joinville, anexo ao Cemitério do Imigrante, recebe o grupo de chorinho Mistura Brasileira e a exposição que resgata a trajetória da pedagoga Consuelo Rios, referência em ensino da dança clássica no país. As programações ocorrem nos Domingos Musicais de maio.

No palco do espaço, o grupo Mistura Brasileira apresenta o espetáculo “Brasileirinho – Uma história de rivalidade no Choro brasileiro”, com repertório exclusivo de Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim. O evento gratuito ocorre neste domingo, 5, às 10h30, na rua XV de Novembro, 100, no bairro América.

No espaço reservado da Casa da Memória, será aberta a exposição “Alunas de Consuelo Rios”, que destaca a trajetória da artista carioca e referência do ensino da dança clássica no país. A exposição fica no local de 5 a 25 de maio.

Segundo Carlos Adauto Virmond, presidente de honra da entidade, a edição de maio dos Domingos Musicais destaca a importância da miscigenação na formação da cultura brasileira. “Primeiro, por intermédio do Chorinho, fruto da mistura do lundu africano com as modinhas europeias; depois, pela trajetória da bailarina Consuelo Rios, que abriu as portas do balé clássico para as dançarinas negras,” observa.

Brasileirinho

Por meio da música e prosa, o grupo Mistura Brasileira aborda a história da rivalidade musical entre Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim, dois expoentes do gênero consagrado patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A concepção do projeto considerou o centenário de nascimento (comemorado em 2023) de Waldir Azevedo, o mestre do cavaquinho e autor dos choros “Pedacinhos do Céu”, “Vê se gostas”, “Brasileirinho” e o baião “Delicado”.

O projeto “Brasileirinho – Uma história de rivalidade no choro brasileiro” é uma iniciativa do grupo Mistura Brasileira, e realizado com recursos do Fundo Municipal do Simdec Joinville, o Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, edição 2022, promovido pela Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O mesmo repertório será apresentado no dia 29 de junho em um concerto de intercâmbio cultural entre as cidades irmãs Joinville e Schaffhausen, na Suíça.

O grupo Mistura Brasileira é integrado pelos instrumentistas Claudenor Fávero (bandolim 10 cordas), Fio José (cavaquinho), Alan Pereira (pandeiro), Leandro Guimarães (trombone de vara) e Nicolau Schmidt Jr. (violão 7 cordas).

Repertório:
Pedacinho do Céu (1951 – Waldir Azevedo) / Doce de Coco (1951 – Jacob do Bandolim)
Carioquinha (1949 – Waldir Azevedo)
Benzinho (1955 – Jacob do Bandolim)
Minhas mãos, meu cavaquinho (1976 – Waldir Azevedo)
Chiquita (1952 – Waldir Azevedo) / Santa Morena (1954 – Jacob do Bandolim)
Delicado (1950 – Waldir Azevedo)
Vê se Gostas (1950 – Waldir Azevedo e Otaviano Pitanga)
Vibrações (1967 – Jacob do Bandolim)
Assanhado (1961 – Jacob do Bandolim)
Noites Cariocas (1957– Jacob do Bandolim) / Brasileirinho (1949 – Waldir Azevedo)

Exposição

A exposição “Alunas de Consuelo Rios” faz parte do Projeto Consuelo Rios que contempla também oficinas e palestras. A mostra apresenta uma seleção de fotos de alunas de Consuelo com carreiras consagradas no Brasil e no exterior com nomes importantes como: Roberta Marquez, Bethania Gomes, Teresa Augusta, Leticia Oliveira, Marcia Jaqueline, Claudia Mota entre outras.

Proposto pelo diretor artístico e pesquisador de dança Darling Quadros, o projeto Consuelo Rios foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Leia também:
1. Bubi Hertel, expedicionário da Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos em Jaraguá do Sul
2. Homens são presos em Araquari após assalto violento em São Francisco do Sul
3. Alesc aprova lei para faixa exclusiva de motos nas rodovias catarinenses
4. Rua Florianópolis é interditada para recapeamento em Joinville
5. Joinville inaugura urbanização da Vigorelli neste domingo


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo