+

É boato que idosa teve título cancelado mesmo votando em eleições passadas, diz TRE-SC

Justiça Eleitoral afirma que mulher não vota desde as eleições de 2016

É boato que idosa teve título cancelado mesmo votando em eleições passadas, diz TRE-SC

Justiça Eleitoral afirma que mulher não vota desde as eleições de 2016

Redação O Município Joinville

Circula nas redes sociais um vídeo de que uma idosa teria tido o título de eleitor cancelado em Santa Catarina mesmo tendo votado nas Eleições de 2018 e 2020. A informação, no entanto, é boato, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

As imagens foram filmadas pela filha da mulher. No vídeo, ela afirma ao funcionário da Justiça Eleitoral que a mãe votou nas eleições passadas e que não haveria motivo para o cancelamento. “Isso nunca aconteceu, nem eleição passada, nada. Só agora na eleição do Bolsonaro que vai acontecer isso?”, diz a mulher.

Em março começou a circular nas redes sociais o boato de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estaria cancelado o título de eleitor de pessoas com mais de 70 anos.

Segundo o TSE, o conteúdo informa que uma pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página do documento, constava que a inscrição eleitoral do requerente havia sido cancelada. “Mas esse é mais um boato disseminado no mundo digital, na tentativa de causar confusão na população, até porque, o voto para eleitores nessa faixa etária é facultativo”, diz.

Título cancelado

Em nota, o TRE-SC afirma que as informações do vídeo sobre a idosa ter tido o título cancelado mesmo votando nas eleições passadas são boato.

Conforme a Justiça Eleitoral, a mulher está sim, com o título cancelado, mas desde 2016. “Referida eleitora não votou nas Eleições e 2016, 2018 e 2020. Seu título está cancelado desde 2016 porque ela não compareceu à revisão de eleitorado na cidade onde mora, São José”, diz a nota.

O TRE-SC ainda afirma que vai tomar providências para identificar e responsabilizar quem está divulgando as informações falsas.

O que fazer se o título de eleitor foi cancelado

Joinville tem 40.172 títulos de eleitores cancelados, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Os eleitores têm até o dia 4 de maio deste ano para regularizar o título de eleitor. Consultar se o título está regular, cancelado ou suspenso é essencial para que o eleitor possa votar nas próximas eleições.

Confira algumas perguntas e respostas

Como saber se o título está cancelado?

Para saber se o título está cancelado o eleitor deve acessar o site do TSE para consultar a situação eleitoral, inserindo o nome, número do título de eleitor ou CPF. Para acessar, clique aqui. 

Como fazer para regularizar o título cancelado?

Para regularizar o título cancelado, é necessário preencher um formulário. Para realizar a regularização é necessário apresentar alguns documentos durante a resposta do formulário. Uma foto segurando o documento com foto, carteira de identidade, documento de residência atualizado e certificado de quitação de serviço militar, para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham o título. Para acessar o formulário, clique aqui. 

Mais informações podem ser obtidas com o cartório eleitoral ou ligando gratuitamente ao Disque-Eleitor (0800-647-3888), de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo