X
X

Buscar

“É para o bem do povo”: eleitores sem obrigatoriedade de voto vão às urnas em Joinville

Mesmo sem obrigatoriedade, idosos se deslocam até os colégio eleitorais para votar neste domingo, em Joinville


Os eleitores começaram a se movimentar na manhã deste domingo, 2, e já causaram filas na Escola de Educação Básica Professora Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos para votar em candidatos a presidente, senador, governador e deputados estaduais e federais, em Joinville. Mais de 8 mil eleitores devem passar pela escola durante o dia.

Entre os eleitores estavam até aqueles que não são mais obrigados a votar, que são menores de 18 anos e idosos acima de 70 anos, assim como analfabetos.

Militino Manes, de 70 anos, não é mais obrigado a votar, mas decidiu ir mesmo assim, acompanhando a esposa Maria Elisabet Manes, de 68 anos. Para eles, votar é dever de todo cidadão.

“Nós continuaremos votando enquanto pudermos andar. Isso é para o bem do povo e das futuras gerações”, diz Militino. Já para Maria, o dever do voto é essencial para manter o bem-estar. “Se não votarmos em quem acreditamos, como iremos lutar pelos nossos direitos?”, comenta. Ela e o marido são naturais de Joinville e votam desde os 18 anos. Contam que nunca deixaram de votar.

O casal Aroldo, de 77 anos, e Irmgard Kachn, 73, também compartilha deste pensamento. “Viemos cedo para não ficarmos em dívida com nosso país. É muito importante esse momento”, relata Aroldo.

Cerca de 430 mil eleitores irão votar em Joinville até as 17h.


Saiba tudo sobre as Eleições 2022:

1. Consulte nomes, números e informações dos candidatos
2. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
3. Conheça a trajetória dos candidatos a deputado estadual de Joinville
4. Confira a carreira dos candidatos a deputado federal de Joinville
5. Últimas notícias


– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização