X
X

Buscar

Eleições 2022: painel em Joinville reúne candidatos a governador de Santa Catarina; veja propostas

Painel aconteceu nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 19, aconteceu o painel com candidatos ao governo de Santa Catarina, no salão nobre da Associação Empresarial de Joinville (Acij). O evento começou às 18h e foi organizado pelo Conselho das Entidades Empresariais de Joinville.

As entidades Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL Joinville fazem parte do Conselho das Entidades e fizeram seus discursos dando início a noite. “Essa é uma noite em que a iniciativa privada e pública em conjunto realizam uma ação para o bem da nossa economia e da nossa cidade”, relatou a presidente da Acij, Maria Regina de Loyola.

“Unidos somos mais fortes. Joinville pode e deve ficar sempre unida”, José Haveroth, presidente da Acomac, completou. Foram convidados oito dos dez candidatos a governador do Estado. Estiveram presentes os candidatos.

Cada candidato teve 10 minutos para uma apresentação com base em duas pautas solicitadas pela entidade. A primeira pauta foram os projetos previstos no plano de governo para estimular o desenvolvimento do setor produtivo em todo o estado e a outra é quais são os compromissos para melhorar a qualidade de vida da população de Joinville e região.

Uma transmissão simultânea do painel aconteceu no Salão Tigre, também na Acij. No painel, foi utilizado como critério a ordem alfabética por meio do nome de cada candidato. Porém, o jornal O Município Joinville colocará as respostas pela ordem alfabética do nome de urna dos candidatos a governo de Santa Catarina, conforme o manual do jornal.

Confira as propostas de cada candidato:

Décio Lima (PT)

Para o candidato Décio Lima, as principais mensagens de seu governo são a democracia e os valores dentro da formação individual como respeito e o convívio com a pluralidade. “Olhem para mim, como alguém com a tranquilidade de alguém que vai trazer a resolução dos problemas de Santa Catarina”, relatou o candidato.

Ele prometeu durante sua fala que irá governar as 21 microrregiões de Santa Catarina e estabelecer e garantir a estabilidade das relações e das construções de um modelo diferente de governança. “Ninguém governará bem Santa Catarina, se não governar com Joinville e a região Norte”, comentou.

Assuntos como a duplicação da BR-280, obras nas vias de acesso a cidade, na área portuária e na Serra Dona Francisca também foram citadas pelo candidato. A educação, a infraestrutura e os problemas de logística foram pontos chaves na fala do candidato, que apresentará, segundo ele, um plano de investimento nas aréas no começo de 2023.

Esperidião Amin (PP)

Para o candidato Esperidião Amin, a convergência dos fatores que vão levar a região a se tornar um ponto de destaque em relação a logística tem que ser melhor pensados. “A questão portuária pode nos colocar em segundo lugar no Brasil e na América do Sul quando se trata de logística”, relatou o candidato.

Segundo Amin, é necessário abater as dívidas e realizar um esforço para o crescimento do estado. Para isso, o candidato relata que não terá preconceitos e que não irá se preocupar apenas com espaços físicos quando se trata da educação. E sim, em equipamentos de qualidade e ferramentas para qualificar o estudante.

Educação, infraestrutura e logística foram os destaques em suas falas. “É preciso apostar no jovem empreendedor. A economia tem que se movimentar e para isso precisamos eleger um governador com governabilidade”, finalizou.

Gean Loureiro (União Brasil)

O candidato Gean Loureiro relatou que é necessário a redução da burocracia, no entanto, a tarefa para isso ser realizada é extensa. “Eu enfrentei tarefas analisando os fluxogramas e trabalhamos em todos os pontos até serem operados”, explicou o candidato.

Para ele, a questão ambiental é um grande entrave às empresas a demora dos licenciamentos ambientais e para isso é necessário modificar esse licenciamento e confiar no empreendedor para que a licença seja mais rápida. Outra questão apresentada foi a qualificação de mão de obra, ensino médio profissionalizante e a ampliação do efetivo.

Um dos compromissos assumidos para Joinville foi assumir a folha do Hospital São José e também a construção de um hospital na Zona Sul da cidade para média complexidade.

Jorge Boeira (PDT)

Para o candidato a governador Jorge Boeira, seus diferenciais na política foram a diminuição de gastos como parlamentar e a renúncia à sua aposentadoria.  “Tenho princípios básicos que eu defendo como o forte investimento na educação, ciência e tecnologia”, relatou.

Outra questão, é um controle rigoroso das contas públicas. “Estamos em um estado de abandono, precisamos de um governo com capacidade de gestão”, completou. Ele relatou também que é necessário qualificar a mão de obra de forma profissional e pessoal, tendo uma manutenção preventiva.

Além disso, os assuntos de renúncia fiscal, projetos de infraestrutura e a redução dos gastos no governo foram as principais bandeiras relatadas pelo candidato.

Jorginho Mello (PL)

O candidato Jorginho Mello relatou que têm compromissos firmados com a cidade de Joinville desde o início de 2022. As principais são a garantia de dividir a folha de pagamento do Hospital São José e a duplicação dos acessos à cidade de Joinville.

“Quero ser governador de Santa Catarina, pois este é um estado diferente de todos os outros”, comentou o candidato. Foram citadas por Jorginho os projetos das escolas técnicas, a formação de qualidade, a capacitação de jovens e o financiamento de micro e pequenas empresas, além de um programa para o agricultor conseguir investir.

Outro ponto, foram os projetos para a cobertura do 5G em todo o estado e a representação das mulheres e da cidade de Joinville no governo de Santa Catarina.

Moisés (Republicanos)

O candidato Carlos Moisés (Republicanos) ressaltou durante a sua fala as melhorias e os programas criados durante o seu mandato como governador de Santa Catarina. Relatando que uma pesquisa interna divulgou que 80% dos catarinenses não conhecem os avanços realizados pelo governo.

“Realizamos mais de 1 milhão de investimentos para Joinville e região. O plano 1000 também é um dos diferenciais do governo, mas faz parte das três bandeiras de quando assumimos o governo”, comenta Moisés.

Durante os dez minutos, o candidato relatou os planos de combate a corrupção, do “Mais Brasil, Menos Brasília” e da diminuição das dívidas públicas. Segundo Moisés, foram projetadas políticas de centralização nas áreas da saúde, educação e foram multiplicados os investimentos em infraestrutura.

Outros assuntos relevantes foram as questões da educação profissionalizante, o enfrentamento da pobreza menstrual na educação estadual, a duplicação da BR-280 e o investimento nos acessos da cidade de Joinville.

Odair Tramontin (Novo)

Para o candidato Odair Tramontin, o governo que ele almeja é o que escuta o empreendedor catarinense. Segundo ele, é necessário tirar um peso dos ombros de quem empreende e produz em Santa Catarina.

“Isso é o DNA do partido, queremos criar um ambiente que facilite e melhore os negócios”, relatou Tramontin. Para ele, seus princípios e valores é o que irão guiar os seus projetos. “Não podemos dar soluções imediatas para problemas complexos”, completa.

Em sua fala, ele citou que irá manter o plano 1000, assumir a gestão e a folha do Hospital São José, ampliar as guarnições de segurança e realizar melhorias na infraestrutura de Joinville e região.

Ralf Zimmer (Pros)

O candidato Ralf Zimmer relatou que para o seu plano de governo, se debruçou em assuntos necessários para a melhoria de Santa Catarina. Os principais assuntos abordados foram a transparência em governar e o investimento em segurança, educação e infraestrutura em Joinville e no Norte Catarinense.

Os assuntos de reduzir a receita líquida e mudar o modelo de gestão arcaico que, segundo ele, está consumindo o tributo. “Temos projetos com decretos prontos já em nosso plano de governo, com soluções para a redução de tributo, sem propor milagres”, relatou.

Outros temas apresentados foram a questão da saúde, com o compromisso de assumir a folha de pagamento do Hospital São José, e em segurança pública com o aumento do efetivo.

Leia também:
Saiba tudo sobre as eleições 2022
Homens são encontrados mortos no bairro Jardim Paraíso, em Joinville
Três passageiros caem em ônibus após veículo passar por trilho de trem em Joinville
Petrobras anuncia redução no preço do diesel; confira novo valor
Auxílio Brasil: primeira parcela de setembro é paga nesta segunda-feira

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
Últimas notícias
Reportagens especiais e dúvidas frequentes
Nomes, números e informações dos candidatos

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização