Eleições 2022: saiba quais as funções do fiscal de partido em Joinville
Cada partido político pode credenciar até 3 fiscais
Cada partido político pode credenciar até 3 fiscais
Além de votarem nas Eleições 2022 neste domingo, 2, milhares de pessoas também saíram de casa para exercer diversas funções nas seções eleitorais espalhadas por todo o país. Uma dessas funções, por definição de cada partido, é a de fiscal. Ao todo, cada um dos partidos pode escolher até três fiscais.
Em Joinville, José Emídio, de 68 anos, foi um dos que foi escolhido pelo partido Novo para trabalhar como fiscal durante todo o dia na faculdade Cenecista de Joinville, no bairro Anita Garabaldi. Ele conta que os fiscais dos partidos são responsáveis por assinar as atas de urnas, tanto no início quanto no final da votação.
Além disso, também é de responsabilidade do cargo a fiscalização de supostos crimes eleitorais, como boca de urna. De acordo com o fiscal, que disse que foi o primeiro a chegar, houve somente um problema em relação a isto no local.
“Teve um caso só. Algo muito discreto, que um senhor com um boton de três candidatos estava rodando de cima para baixo. Falei com o delegado do prédio, que prontamente convidou a pessoa a se retirar do prédio”, explicou.
Durante o período que esteve no local, que concentra a maior seção eleitoral de Joinville com 9.064 eleitores aptos a votar, Emídio também auxiliou diversas a chegarem nas suas respectivas seções. “Teve muitos problemas de trocas de seções e tive que ajudar muitas pessoas, mas não vi ninguém desistir de votar por conta disso”, finalizou.
Saiba tudo sobre os resultados das Eleições 2022:
1. Assista programa ao vivo com apuração dos votos e análises
2. Acompanhe plataforma de apuração dos votos
3. Últimas notícias
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização