X
X

Buscar

Confira qual é a ordem de votação na urna neste domingo

Novos representantes da política nacional e estadual serão escolhidos no próximo domingo

Neste domingo, 2, serão escolhidos governadores e do poder executivo, além dos deputados estaduais, federais e senadores, do poder legislativo.

Por conta da quantidade, é necessário que os eleitores estejam atentos a ordem de votação para não haver nenhum equívoco no momento de escolher os candidatos que desejarem. Após ser autorizada pelos mesários, cada pessoa irá para a cabine. A ordem de votação começa pelos cargos do poder legislativo.

O primeiro voto é para deputado federal, que possui quatro dígitos, tendo em seguida o de deputado estadual, com cinco dígitos. Para a escolha de senador e dois suplentes, o eleitor deve digitar três números. Na sequência, escreve governador e vice-governador de cada estado, com dois dígitos. Por fim, o eleitor vota para presidente e vice-presidente, que também são escolhidos por dois dígitos.

Ordem de votação para as Eleições 2022. Foto: TSE/Divulgação

É importante ressaltar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, são referentes ao número do partido do candidato. Desta forma, o eleitor pode levar um lembrete (será proibido o uso de celular) para digitar corretamente na cabina de votação.

Uma novidade para Eleições Gerais de 2022 é o acesso dos mesários à movimentação do teclado da urna – sem acesso ao voto – para poder identificar alguma inversão na ordem de votação. Para evitar erros, os eleitores também podem acessar o simulador de votação na urna eletrônica para as eleições deste ano.


Saiba tudo sobre as Eleições 2022:

1. Consulte nomes, números e informações dos candidatos
2. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
3. Conheça a trajetória dos candidatos a deputado estadual de Joinville
4. Confira a carreira dos candidatos a deputado federal de Joinville
5. Últimas notícias


– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização