Eleições 2024: PRD de Joinville anuncia apoio à reeleição de Adriano Silva

Quatro partidos já anunciaram apoio ao Novo

Eleições 2024: PRD de Joinville anuncia apoio à reeleição de Adriano Silva

Quatro partidos já anunciaram apoio ao Novo

Fred Romano

A executiva do Partido Renovação Democrática (PRD) de Joinville anunciou o apoio ao partido Novo no projeto de reeleição do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, 6.

“O nosso apoio ao prefeito não está alinhado a cargos, mas sim, a propósitos. E o principal propósito é dar continuidade nas ações já iniciadas”, comentou o vereador Luiz Carlos Sales (PRD), representante do partido na Câmara de Joinville.

No evento de segunda-feira, o partido também apresentou pré-candidatos ao cargo de vereador. Em Joinville, a executiva é presidida por Vagner Ferreira de Oliveira, que atua como chefe de gabinete do vereador Sales.

O PRD é o quarto partido a anunciar apoio à reeleição de Adriano Silva. Os outros partidos são o Podemos, o União Brasil e o PSD.

PRD

O PRD surgiu da fusão dos partidos PTB e Patriota em novembro de 2023. A legenda deve ter o número 25 na urna. De início, o novo partido iria se chamar Mais Brasil, mas após deliberações internas foi feito novo pedido para alterar o nome, o que foi aceito pelo TSE.

Fundado em 1981 e por muitos anos controlado pelo ex-deputado Roberto Jefferson, o PTB optou pela fusão depois de não ter conseguido eleger nenhum deputado nas eleições de 2022. Isso fez com que a agremiação ficasse sem recursos do Fundo Partidário e sem tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV. O Patriota, por sua vez, elegeu cinco deputados.

Pela cláusula de barreira vigente, para ter acesso aos recursos públicos a legenda precisa eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação.

Alternativamente, o partido pode superar a barreira se, mesmo elegendo número menor de deputados, obtiver 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas.

Ao aprovar a fusão em convenção nacional, os dirigentes da nova sigla PRD decidiram também banir Jefferson dos quadros do partido, diante do episódio em que o político foi preso após reagir com tiros a uma ordem de prisão preventiva, no ano passado.

Com informações de Agência Brasil.

Leia também:
1. Guarda-vidas civil voluntário dos bombeiros de Itapoá morre aos 32 anos
2. Consórcio investe 100 milhões para construção de nova fábrica em Araquari
3. “Brincalhão, amigo e parceiro”: quem era pastor Jackson de Joinville que morreu dois dias antes de completar 50 anos
4. Mega-Sena 2721: 13 apostas de Joinville acertam a quadra
5. Tempo em Joinville: confira como fica previsão nesta quarta-feira


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo