Eleitores com mobilidade reduzida enfrentam dificuldades para votar no Sesc, em Joinville
Movimento está baixo no local neste domingo
Movimento está baixo no local neste domingo
Com 3.805 eleitores aptos a votar no local, o Sesc, no bairro América, em Joinville, possui pequeno movimento na tarde deste domingo, 30, dia do segundo turno das Eleições 2022.
Porém, alguns eleitores possuem uma certa dificuldade para chegar às seções eleitorais que ficam no primeiro andar da unidade. Uma delas é Luciana de Mira, de 51 anos. Por conta de uma doença, ela possui dificuldade de locomoção e precisa subir ao local de votação pela rampa de acesso.
Acompanhada do irmão, Luciano de Mira, 45, demorou cerca de 30 minutos para subir. “É frustrante demorar tanto tempo para poder subir”, lamenta.
Por conta da demorada subida, ela teve que sentar em uma cadeira no topo da rampa para poder descansar. “Nesse calor é pior ainda. Ainda bem que me deram essa cadeira aqui para sentar e tomar uma água”, comenta a eleitora.
Já irmão, que a auxiliou em todo o trajeto, afirma que a seção poderia ser no andar térreo, que facilitaria o acesso. “É horrível ver as pessoas chegando e saindo em cinco minutos e a gente demorando uma hora só para subir e descer a rampa”, desabafa.
Também com dificuldades de locomoção, Ivo Birckholz, 85, usou a rampa de acesso para o primeiro andar do Sesc. Entretanto, para ele, o “sobe e desce” foi tranquilo.
Questionada pela reportagem do jornal O Município Joinville sobre o problema relatado por Luciana, a delegada do prédio, Suelin Nogueira, explica que a maioria dos eleitores que votam no local são idosos.
De acordo com ela, somente uma seção eleitoral, das dez que o Sesc possui, é no andar térreo. E o motivo é justamente a presença de um eleitor com idade mais avançada.
“Em todas as eleições as seções são no primeiro andar. Somente neste segundo turno das eleições que uma das seções foi para o andar de baixo, por causa de um eleitor que demorou mais de três horas para votar no primeiro turno”, relata.
A delega conta também que a mudança somente aconteceu por conta da família ter se direcionado até a unidade durante a semana solicitando uma melhora na acessibilidade. A solução foi colocar a seção no refeitório.
Assim como durante o período da manhã, o Sesc não registrou de filas. Conforme Suelin, a maior movimentação aconteceu logo no início da votação, às 8h. Na manhã deste domingo também foi necessário reiniciar duas urnas eletrônicas. O problema foi solucionado com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Assim como em todo o Brasil, o local estará aberto até as 17h para votação.
Saiba tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022:
1. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
2. Últimas notícias
– Assista agora:
Novos cabelos, aréolas e sobrancelhas: projetos elevam autoestima de vítimas do câncer de mama em Joinville