Em dois anos, Joinville registra 1,6 mil infrações por uso indevido de vagas especiais de estacionamento
Prefeitura lançou campanha educativa para conscientização de motoristas
Prefeitura lançou campanha educativa para conscientização de motoristas
Em Joinville, nos últimos dois anos, foram 1.608 infrações de motoristas que não respeitaram as vagas especiais de estacionamento.
Em 2022, o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) registrou 566 multas por estacionar nas vagas reservadas a idosos, além de 355 multas por estacionar irregularmente nas vagas reservadas a pessoas com deficiência (PCD). No ano de 2021, foram 462 infrações em vagas para idosos e 225 em vagas PCD.
A Prefeitura de Joinville, por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), participa da campanha educativa de trânsito “Respeite essa vaga”. Totens com mensagens de conscientização começaram a ser instalados nesta quinta-feira, 9, em placas próximas a vagas especiais.
As primeiras instalações aconteceram na rua Rio Branco, perto da agência do INSS, no Centro. A Eptran é ligada ao Departamento de Trânsito de Joinville.
Nessa primeira etapa, serão instalados 60 totens com mensagens diferentes. Em dois deles, um cadeirante e um idoso seguram uma placa com a frase “tem certeza que vai estacionar aqui?”.
Em outro modelo, uma criança orienta os pais a não estacionarem em fila dupla. Esses últimos serão instalados perto de 20 escolas.
“É uma campanha que quer sensibilizar as pessoas que não possuem credenciais nos seus veículos para não utilizarem as vagas especiais. Queremos diminuir o alto número dessas infrações em Joinville. É uma infração considerada gravíssima, são sete pontos na carteira, com custo alto e ainda podendo ocorrer a remoção do veículo”, explica Paulo Rogério Rigo, diretor-presidente do Departamento de Trânsito.
Durante o lançamento da campanha, representantes dos conselhos municipais participaram e apoiaram a iniciativa. “É fundamental esse trabalho de conscientização porque existe muita dificuldade, o conselho recebe muitas denúncias. As vagas são sinalizadas, mas as pessoas não têm consciência, dizem que é rapidinho. A vaga especial não é um privilégio, é uma necessidade”, avalia Vanderlei Quintino, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde).
“Hoje, as vagas especiais nem sempre são ocupadas pelas pessoas credenciadas. E ainda dizem que é só um minutinho, mas é quando aparece alguém que precisa daquela vaga. Acho que é uma campanha que pensa nas pessoas”, fala Milton Américo dos Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi).
A campanha “Respeite essa vaga” tem a parceria do Conselho Regional de Engenharia (CREA) e da Prefeitura de Concórdia, que criaram e desenvolveram os totens.
É possível solicitar a credencial de estacionamento para pessoa com deficiência e a credencial de estacionamento para idoso no site da Prefeitura ou pessoalmente, na sede do Detrans que fica na rua Caçador, 112, no bairro Anita Garibaldi, de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados. A emissão das credenciais é gratuita.
Leia também:
1. Seis pessoas ficam feridas após ataque de abelhas no Litoral Norte
2. Em grande atuação, JEC goleia o Atlético-SC e vence a primeira no Catarinense
3. Resultado Lotofácil 2736 e Quina 6073: confira os números sorteados
4. Nova diretoria da Ajorpeme toma posse em jantar na Expoville, em Joinville
5. Onde nasce o Cachoeira: como as nascentes do rio são protegidas em Joinville
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização