Abrigo temporário de Joinville conta com voluntários para receber pessoas em situação de rua

Local ficará disponível até domingo, 1º de agosto, por conta da previsão de frio intenso

Abrigo temporário de Joinville conta com voluntários para receber pessoas em situação de rua

Local ficará disponível até domingo, 1º de agosto, por conta da previsão de frio intenso

Redação O Município Joinville

No fim da tarde desta terça-feira, 27, o Ginásio Abel Schulz, no Centro de Joinville, já começou a receber os moradores em situação de rua que deverão passar a noite no local. O espaço foi preparado para abrigar este público durante a semana por conta da previsão de frio intenso e contou com a ajuda de voluntários.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

 

Os colchões e os cobertores foram viabilizados pela Defesa Civil e pelo 62º Batalhão de Infantaria de Joinville. Além disso, a comunidade joinvilense se solidarizou e fez a doação de outros itens como travesseiros, lençóis e agasalhos, principalmente para homens. Outros voluntários da sociedade civil se dispuseram a colaborar e atuam diretamente no local.

Ao chegar no abrigo, o cidadão é orientado sobre as regras para pernoite no local e onde deixar o animal de estimação, já que os bichinhos também precisam ser protegidos do frio. O abrigo irá funcionar até domingo, 1º de agosto, entre 18h e 8h.

“Quando a pessoa chega, uma equipe da Secretaria de Assistência Social (SAS) faz a acolhida, entrega a alimentação, orienta que troquem de roupa porque muitos estão sem roupa de inverno ou com elas molhadas por causa da chuva. Depois, eles recebem a alimentação”, conta a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo.

Durante a semana, o Restaurante Popular vai fornecer o jantar e o café da manhã. No fim de semana, a alimentação será preparada por voluntários da Comunidade Eis-me Aqui e do Grupo Café com Amor.

Saiba mais:
– Saiba qual será o dia mais frio da semana em Joinville
– Confira recomendações da Defesa Civil para enfrentar onda de frio em Santa Catarina
– MP-SC recomenda que animais em vulnerabilidade sejam protegidos do frio em Joinville

Além da Assistência Social, as secretarias de Esporte, Saúde e Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) também auxiliam na ação emergencial. A Polícia Militar, que juntamente com a Guarda Municipal vão auxiliar na segurança.

“Além da segurança pela Guarda e PM, nossos agentes de trânsito vão fazer rondas para identificar pessoas que ainda não estão no abrigo”, explica o secretário Paulo Rogério Rigo, da Seprot.

Também participam os Bombeiros Voluntários de Joinville, Grupo de Resgate em Montanha, Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros) e o Samu, que pode ser acionado pelo telefone 192 caso alguma pessoa esteja em situação de emergência por causa do frio.

“A gente só tem a agredecer a união dos servidores e de tantos voluntários que estão fazendo acontecer. O joinvilense tem essa preocupação com o próximo e percebemos por meio de das doações que foram entregues aqui no ginásio”, diz a vice prefeita Rejane Gambin.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Outras ações de acolhimento estão mantidas

Desde que as noites mais frias começaram a ser registras neste ano, a Secretaria de Assistência Social tem oferecido dois abrigos para as pessoas em situação de rua. Quem está necessitando de apoio, pode procurar o Centro POP, ao lado da rodoviária, todos os dias até às 16h30 para ser cadastrado e encaminhado aos locais de acolhimento.

Na Casa de Passagem Vó Joaquina é oferecido jantar, pernoite e café da manhã. Já os voluntários da Comunidade Eis-me Aqui disponibilizam o jantar e o pernoite é realizado na sede do antigo Seminário Diocesano, onde pela manhã o público tem acesso a alimentação.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo