Escolas de Joinville devem realizar teste de visão em 47 mil alunos
Atendimento será realizado na rede municipal de educação
Atendimento será realizado na rede municipal de educação
A Secretaria de Educação de Joinville irá realizar teste de visão em cerca de 47 mil alunos da rede municipal de ensino durante este ano. Após um longo período de aulas remotas, a secretaria busca recuperar as perdas no atendimento durante o período, quando não foi possível realizar os testes de forma contínua.
Em 2022, os atendimentos serão realizados com alunos novos e que apresentam reclamação em relação à visão de todas as faixas etárias, além de todos os alunos de 1º, 2º, 3º, 4º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, das crianças de 1º e 2º períodos da Educação Infantil e dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nos últimos anos, os testes de acuidade visual ajudaram a diagnosticar casos de estrabismo, glaucoma, ambliopia e catarata, além de ter identificado alunos com graus altos de miopia que nunca haviam usado óculos.
Leia também:
– Dengue: Joinville ultrapassa 4 mil casos confirmados; veja por bairro
– Eleições 2022: Joinville tem quase 4 mil jovens eleitores; veja como fazer o título
– Estudantes convocam manifestação contra lotação e falta de horários nos ônibus de Joinville
Para alcançar o número esperado de atendimentos, 192 servidores passaram por capacitação. São orientadores educacionais, professores de apoio pedagógico, gestores de escolas do campo e assistentes sociais que unem-se a outros profissionais da educação que já estavam capacitados para realizar os testes de acuidade visual no ambiente escolar e avaliar o número de alunos que necessitam de encaminhamento ao especialista.
A formação foi realizada por meio de uma parceria do Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Educação, com a Secretaria da Saúde e o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, por meio do oftalmologista Renan Ferreira de Oliveira.
Para avaliar a saúde ocular dos alunos, os servidores utilizam o Teste de Snellen, feito por meio de uma tabela formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho. Quando o estudante apresenta alteração no resultado, a direção da unidade escolar entra em contato com os familiares ou responsáveis para orientar sobre a necessidade de consulta com especialista.
Caso os familiares optem por realizar a consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o pedido de agendamento é encaminhado com aviso de prioridade pela direção da unidade por meio do sistema interno da Secretaria de Saúde de Joinville.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: