X
X

Buscar

Estudante de Joinville conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Arthur Luiz Longo tem 13 anos

O estudante de Joinville Arthur Luiz Longo, de 13 anos, conquistou uma medalha de ouro na OBMEP 2022 – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Na próxima segunda-feira, 5, ele estará na premiação nacional, que reunirá medalhistas os medalhistas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das 16.ª e da 17.ª edições da OBMEP. O evento será realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis.

“Sempre gostei de estudar e o meu pai me incentivou muito com a disciplina, então acabou que peguei gosto”, comenta Arthur. “Estava esperando novamente por uma medalha de bronze, como ganhei em 2021, ou talvez uma de prata, porque me preparei mais dessa vez. Então, fiquei bastante surpreso ao receber uma medalha de ouro. Estou bem orgulhoso e feliz por ver que todos os meus esforços foram recompensados”, completa.

Para Arthur, a matemática nunca foi um problema por começar a aprender desde muito cedo. “Sempre foi incentivado por meio de brincadeiras e atividades, para que gostasse da matéria. Ele realmente gosta de estudar e teve sua irmã como exemplo, já que ela sempre se dedicou muito aos estudos e hoje é formada em Engenharia Mecânica”, revela a mãe, Giovana Carmesini Longo.

Além dos estudos, Arthur faz aula de canto, guitarra e basquete, e aproveita o tempo livre na sala de aula para fazer as tarefas, deixando apenas os trabalhos para o fim de semana. Nas horas de folga, ele geralmente joga no computador com os amigos.

Quando se trata de provas e olimpíadas, ele tem uma programação de estudos. “Normalmente, eu presto muita atenção nas explicações dos professores, anoto tudo no caderno, tiro dúvidas quando necessário, faço as tarefas e, quando falta um ou dois dias para a prova, apenas reviso o assunto. Já para as olimpíadas, resolvo provas antigas e peço ajuda à minha irmã para me explicar as coisas que não entendo. No caso da segunda fase da OBMEP do ano passado, eu também participei das aulas preparatórias disponibilizadas pela equipe do Positivo”, destaca o adolescente.

Segundo a mãe de Arthur, todos participam e auxiliam nos estudos. “Estamos sempre acompanhando suas atividades, ajudando nas dificuldades e tentando ensinar ainda mais coisas. Sinto-me muito orgulhosa, não só pela conquista em si, mas também por ver o quanto ele se dedicou para aprender e alcançar um bom resultado”, afirma.

Leia também:
1. BR-376, que liga PR a SC, ficará totalmente interditada neste sábado
2. “Pai excepcional”: saiba quem era homem que morreu eletrocutado durante trabalho em Joinville
3. Joinville terá festa junina em praça; saiba quando e confira atrações
4. Serra Dona Francisca é interditada devido tombamento de caminhão
5. Motociclista morre no hospital após ficar gravemente ferido em acidente, em SC


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: