+

Estudantes de Joinville são premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Equipe desenvolveu um trabalho sobre criptografia

Estudantes de Joinville são premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Equipe desenvolveu um trabalho sobre criptografia

Isabel Lima

Entre os dias 18 e 22 de março, um grupo de três estudantes de Joinville e o professor Jonathan Sardo participaram da 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que ocorreu em São Paulo (SP). O trabalho desenvolvido pelos alunos foi campeão do prêmio Edusp, oferecido pela Editora da Universidade de São Paulo.

“No momento em que os mestres de cerimônia Iberê e Mari, do Manual do Mundo, anunciaram nossos nomes, foi simplesmente inacreditável”, conta Thiago Medeiros Gehrke, um dos alunos participantes.

Além de Thiago, Lucas Candinho e João Rodrigo Heinzelmann Luckow fizeram parte da concepção do “Criptobox – Visualização da Criptografia RSA utilizando Arduino”. “Nosso projeto é sobre o desenvolvimento de um produto que sirva como uma calculadora de criptografia, visando o estudo e compreensão do tema, relacionado ao cálculo e princípios matemáticos envolvidos”, conta Thiago.

Arquivo pessoal

“Apesar de a Criptografia RSA possuir cálculos e fórmulas complexas, os princípios básicos de funcionamento contam com conteúdos vistos em sala de aula, nos Ensinos Fundamental e Médio, como: números primos, fatoração, divisão de restos, randomização e mdc. É justamente isso que buscamos explorar neste projeto.”, complementa o estudante.

A feira oferece uma vivência digital de cada trabalho, disponibilizada neste link.

Primeira experiência na feira

Divulgação

A equipe chegou em São Paulo na última segunda-feira, 18, para fazer o credenciamento e montagem do estande. De terça a quinta-feira ocorreu a feira em si. A viagem foi bancada pelo Sesi, escola em que os alunos fazem o Ensino Médio.

“Pudemos ensinar e aprender de diversas formas, adentrar mais a fundo no universo científico, agregar conhecimentos não apenas da nossa área, mas de muitas que havia na Feira, além de termos ganhado muito como estudantes, futuros profissionais e principalmente como indivíduos”, conta Thiago.

Já na sexta-feira, 22, ocorreram as premiações. “Havia alguns prêmios em jogo. Fomos premiados pela Edusp (Editora da USP), como prêmio ganhamos 6 livros de Matemática”, explica o aluno. “Para uma primeira participação na Feira, o resultado foi bem acima do esperado”, finaliza.

Leia também:
1. Pé-de-Meia já está disponível para estudantes de ensino médio; saiba como consultar benefício
2. “Comida di Buteco” lança segunda edição de concurso em estabelecimentos de Joinville
3. Jovem é morto a tiros na Zona Industrial Norte, em Joinville
4. Identificado adolescente de 17 anos que morreu em escola de Joinville
5. Confira a previsão do tempo para Joinville na última semana de março


Assista agora mesmo!

Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo