Estudo de impacto de vizinhança do futuro bairro inteligente de Joinville é protocolado

Obras devem durar sete anos e terão início em 2023

Estudo de impacto de vizinhança do futuro bairro inteligente de Joinville é protocolado

Obras devem durar sete anos e terão início em 2023

Fernanda Silva

O projeto para a construção da Cidade das Águas, o bairro inteligente de Joinville, segue em andamento. Com previsão para as obras começarem em 2023, o Grupo Pedra Branca e a CRH enviaram para a Prefeitura de Joinville o estudo de impactos de vizinhança (EIV). O documento foi disponibilizado nesta quarta-feira, 22. Ele é necessário para que se possa dar continuidade ao empreendimento, que será instalado no bairro Atiradores, na área que abriga o parque Hansen, fábrica e sede da Tigre.

O EIV indica quais são os principais impactos que a obra e o empreendimento possam trazer para o local e quais são as contrapartidas que as companhias oferecem para amenizá-los. O estudo identifica mudanças ambientais como níveis de ruído, ventilação e iluminação, assim como na estrutura urbana, com saneamento básico, fornecimento de energia, iluminação pública.

Um destes impactos é na mobilidade urbana. Com a previsão de movimentar mais de 10 mil pessoas no local, entre moradores e trabalhadores, o empreendimento oferece como uma das contrapartidas, por exemplo, a disponibilização de apoio financeiro para a duplicação rua Ottokar Doerffel, obra já prevista pelo governo municipal. O valor oferecido é de mais de R$ 422 mil. A princípio, a Prefeitura de Joinville deve receber o recurso.

O acesso ao empreendimento se dará por vias a serem implantadas partindo das ruas existentes: Gothard Kaesemodel, Ottokar Doerffel, Concórdia e um pequeno acesso local na Rua Benjamin Willian Frank. Apesar de ser um condomínio de lotes privado, o modelo prevê que as vias de circulação interna e áreas lazer sejam abertas para uso público.

O empreendimento

O bairro, chamado Cidade das Águas, deverá ocupar uma área de 66.597,13 metros quadrados (m²) para oferecer lotes, 66.597,13 m² para ruas e 5.233,27 m² para lazer. No local, serão oferecidas opções de moradia, comércio, ruas internas e espaço público para lazer.

Apesar do bairro ser instalado em local que já possui edificações, quase todas as estruturas serão demolidas, afirma documento. O investimento previsto para a implantação do condomínio será de aproximadamente R$ 18 milhões. As obras devem durar cerca de sete anos, com início no primeiro semestre de 2023.

Divulgação
Divulgação

Leia também:
Saúde de Joinville confirma 13º óbito por dengue em 2022
Obituário de Joinville: confira falecimentos de hoje e dos últimos dias
Prefeitura de Joinville planeja passar administração da UPA Sul para organização social
Dinheiro, máquinas e ferramentas são furtados em três estabelecimentos comerciais de Brusque
Presidente Jair Bolsonaro se posiciona sobre aborto de menina vítima de estupro em Tijucas


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo