Estudo para reestruturação do modelo de escola cívico-militar de Joinville é apresentado
Corpo de Bombeiros Voluntários será incluído no projeto
Corpo de Bombeiros Voluntários será incluído no projeto
O secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, apresentou o estudo para reestruturação da escola cívico-militar durante reunião na Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira, 29. A proposta do novo modelo prevê a manutenção dos militares na unidade com oferta de oficinas no contraturno, além da inclusão do Corpo de Bombeiros Voluntários no projeto.
O modelo em construção propõe que a gestão da Escola Municipal Presidente Castello Branco permaneça com o município, como ocorre atualmente, por meio dos profissionais da Secretaria de Educação. Para desenvolver o projeto, a ideia é firmar uma parceria com os Bombeiros Voluntários, que serão responsáveis pelos profissionais e desenvolvimento das atividades no contraturno.
“É uma instituição com uma história totalmente relacionada à cidade de Joinville e que chegará para acrescentar ao trabalho desenvolvido na escola. Agora estamos na etapa de detalhar o plano de trabalho para podermos iniciar a tramitação formal desta parceria com os Bombeiros Voluntários”, explica o secretário de educação, Diego Calegari.
No novo formato, os bombeiros passariam a desenvolver a formação do programa Bombeiro Mirim para alunos da escola. O curso tem previsão de duração de um ano, com atividades de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e combate a incêndio, entre outros.
Paralelamente, a proposta sugere que os militares permaneçam na escola com as atividades já desenvolvidas atualmente. Entre elas, estão a oferta de oficinas de temas diversos, gerenciamento de conflitos entre os estudantes, realização do reforço escolar, e oferta de cursos de Língua Portuguesa e Matemática para alunos estrangeiros.
Leia também:
1. O que é verdadeiro e falso no crime que envolveu professor e adolescente em Pomerode
2. Identificado adolescente assassinado a tiros em Joinville
3. Ministros do governo Lula assumem cargos em conselho de empresa de Joinville
4. Sergio Moro pode receber título de cidadão honorário de Joinville
5. Joinville é segunda cidade que mais consome energia residencial em Santa Catarina
Casa de bispo a hotel: a fascinante história do Palácio Episcopal de Joinville”: