Feira do Livro em Joinville: confira seis atrações da 19ª edição
Edição terá 20 escritores convidados e 50 estandes
Edição terá 20 escritores convidados e 50 estandes
A 19ª Feira do Livro de Joinville abriu as portas nesta quinta-feira, 1º, e prossegue até o domingo seguinte, 11, no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen. Serão 20 autores convidados, para uma maratona de conversas com leitores e sessões de autógrafos, e outros 40 escritores independentes, com atividades em alguns dos 50 estandes da feira.
“O livro nosso de cada dia” foi o tema escolhido para o evento deste ano. “Sempre a partir da leitura real de suas obras, a Feira do Livro busca promover o encontro especial de artistas e intelectuais de peso, não apenas locais, mas também do Brasil e do exterior, em atividades de integração e reverência ao livro e a seus autores”, comenta a diretora e idealizadora da feira, a produtora cultural Sueli Brandão.
A solenidade de abertura desta edição aconteceu nesta quinta-feira. O público presente pôde acompanhar uma apresentação do Musicarium. Além disso, a Prefeitura de Joinville, os padrinhos e embaixadores do evento receberam homenagens. O patrono Mário Cezar também foi homenageado.
O patrono da edição deste ano é o empresário Mário Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). “A feira é o mais importante evento literário de Santa Catarina. Somos gratos pela sensibilidade dessas empresas e instituições”, afirma Sueli Brandão, ressaltando que a captação de recursos para a feira ainda está aberta. “Chegamos aos 19 anos com o desafio de surpreender o joinvilense, a cada ano, sempre buscando celebrar o conhecimento e a educação”, resume a idealizadora.
A escritora e jornalista portuguesa Maria Inês Almeida é a presença internacional desta edição. A literatura com foco no público infantojuvenil estará no palco da Feira do Livro nesta sexta-feira, 2. No encontro, Maria Inês falará sobre sua produção literária. “Diários de uma garota como você” é o título que a escritora lança na feira. A palestra acontece em dois horários, 9h e 15h30, no Teatro Juarez Machado.
Outra grande atenção confirmada para esta edição da feira é o escritor, ator e cineasta Lázaro Ramos. Ele também estará presente nesta sexta-feira, às 15h30 com o bate-papo a partir da obra “Você Não É Invisível”, e às 19h com a palestra “Os Invisíveis de Nossa Sociedade: Como Troná-los Visíveis”.
Lázaro dividirá um painel com Maria Inês, às 10h deste sábado, 3. No encontro eles discutem as narrativas para crianças e adolescentes.
O filósofo, escritor e líder ambientalista Ailton Krenak também estará presente. Na próxima terça-feira, 6, ele tem agenda para a manhã, tarde e noite. Às 9h10 e às 14h30 ele realiza um bate-papo e às 19h30 uma palestra. Ambas atrações tem o tema “O Fim do Mundo Pode Ser Adiado?”.
No último domingo de evento, 11, às 15h, será realizado um concurso de cosplay, pela Amora Book Store.
A Feira do Livro também terá uma praça de autógrafos. Todos os dias autores convidados estarão disponíveis para autografar livros. A programação completa está disponível no feiradolivrojoinville.com.br/2023/.
A feira trará, também, apresentações teatrais e musicais, sessões de cinema, contação de histórias, oficinas e palestras. Toda a programação e as presenças confirmadas podem ser conferidas pelo feiradolivrojoinville.com.br/2023/.
Leia também:
1. Homem é morto a tiros dentro de veículo no bairro Aventureiro, em Joinville
2. Grupo armado invade mercado em Araquari, rouba clientes, funcionários e cofre
3. Homem que atirou e matou advogado em São Francisco do Sul é preso em Joinville
4. Joinville terá festa junina em praça; saiba quando e confira atrações
5. Estudante de Joinville é aprovado para curso de introdução à astronomia nos EUA
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: