Festival da cultura e gastronomia japonesa acontece em Joinville

Cineasta Tizuka Yamasaki marca presença no lançamento do Joinville Matsuri 2024

Festival da cultura e gastronomia japonesa acontece em Joinville

Cineasta Tizuka Yamasaki marca presença no lançamento do Joinville Matsuri 2024

Fred Romano | Revisão

Nesta sexta-feira, 12, a cineasta Tizuka Yamasaki será um dos destaques do lançamento do Joinville Matsuri 2024 — Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa. O evento acontece a partir das 17h, no Teatro do Coree International School, que fica na rua Gothard Kaesemodel, 961, no bairro Anita Garibaldi.

Neta de imigrantes japoneses e nascida em Porto Alegre, Tizuka Yamasaki é diretora de cinema, produtora, roteirista, assistente e designer de produção. Estreou como diretora de longas-metragens com “Gaijin, Caminhos da Liberdade” (1980), exibido no Festival de Berlim e na Quinzena de Realizadores no Festival de Cannes.

Ao longo de sua trajetória, dirigiu filmes de Renato Aragão e Xuxa Meneghel. Entre os sucessos de bilheteria, obras como Encantados (2017), Aparecida, O Milagre (2010), Xuxa em O Mistério da Feiurinha (2009), Xuxa Popstar (2000), Xuxa Requebra (2000), O Noviço Rebelde (1997), Fica Comigo (1996), Lua de Cristal (1990), Parahyba, Mulher Macho (1982), entre outros.

Também possui respeitada carreira na televisão, onde dirigiu minisséries e novelas, entre elas, Pantanal e Kananga do Japão, ambas para a TV Manchete.

De acordo com Takao Sato, diretor da Tasa Eventos, empresa organizadora do Joinville Matsuri 2024, receber a cineasta representa uma importante estreia para o Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa, que acontecerá pela primeira vez em Joinville.

“É uma grande honra ter Tizuka Yamasaki como uma das convidadas especiais para o lançamento do Joinville Matsuri 2024, pois além de ser reconhecida internacionalmente no mercado cinematográfico, é um ícone da comunidade Nikkei”, celebra Sato. Durante o lançamento do Joinville Matsuri 2024, acontecerá a exibição do documentário produzido por Tizuka Yamasaki, “Tomie”, que conta a história da “dama da arte plástica brasileira”, Tomie Ohtake.

Na ocasião, o público também assistirá à apresentação da orquestra jovem do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira e conhecerá a programação completa do Joinville Matsuri 2024. Os interessados em participar do lançamento do Joinville Matsuri 2024 devem confirmar presença pelo WhatsApp (47) 98415-7823.

Joinville Matsuri 2024

O Joinville Matsuri 2024 será realizado de 3 a 5 de maio, no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Pela primeira vez na cidade, o evento convida o público a uma imersão na cultura nipônica. Com programação intensa e diversificada, o Joinville Matsuri traz como atrações, shows musicais com artistas reconhecidos pela comunidade Nikkei, gastronomia japonesa, desfile e concurso Cosplay, bazar com artigos e guloseimas orientais, apresentação de produtos e serviços, além de toda a riqueza da cultura japonesa.

Os Matsuris (festivais de cultura japonesa) são realizados em diversas regiões do Brasil, especialmente nos estados do Paraná e São Paulo, onde a comunidade Nikkei é mais representativa. O evento também é realizado em grandes capitais como Salvador, Belo Horizonte, Manaus e Rio de Janeiro.

O Joinville Matsuri 2024 é realizado pela Aliança Cultural Brasil Japão de Joinville (ACBJJ) e Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), com organização da Tasa Eventos. O evento tem patrocínio da Honda Gabivel, Multiplike Gestora de Recursos, Unimed Joinville, Selbetti, Labore Saúde Ocupacional e Pro Corpo Fisio, e apoio da Prefeitura de Joinville, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), Japan Foundation São Paulo, CDL Joinville e Associação Norte Catarinense de Bonsai (ANCB).

Leia também:
1. Homem sofre tentativa de homicídio na região Nordeste de Joinville
2. Noite histórica: Joinville Vôlei desbanca São José e está nas semis da Superliga
3. Corpo de homem que estava desaparecido é encontrado em rio de Brusque
4. Motocicleta a R$ 250; PRF realiza leilão de veículos apreendidos no Norte de SC
5. Menina de 8 anos morre após cair em piscina em Blumenau; irmã da vítima é hospitalizada


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo