+

Festival de Ópera de Joinville homenageará imigrantes italianos e alemães

Evento ocorre durante três semanas

Festival de Ópera de Joinville homenageará imigrantes italianos e alemães

Evento ocorre durante três semanas

Isabel Lima | Revisão

Joinville voltará a ser a capital nacional da ópera, mas desta vez por um período maior. Ao longo de três semanas, entre 17 de agosto e 8 de setembro, a Sociedade Harmonia Lyra fará o 4º Festival de Ópera de Joinville, que homenageará imigrantes.

O evento é um dos maiores do gênero no país, aliando grandes atrações, homenagens e formação de plateia. Os ingressos começarão a ser distribuídos gratuitamente na segunda quinzena de julho, mas é sugerida a doação de 3kg de alimento por pessoa.

Confira a programação

A programação terá sete noites de apresentações, que contarão com talentos como os cantores líricos joinvilenses Douglas Hahn, Jean Gorges e Karla Huch, os pianistas Matheus Alborghetti e Arthur Brandt e mais 25 músicos, entre cantores e instrumentistas, que irão abrilhantar o palco da Lyra.

Já na abertura do festival, uma homenagem ao compositor italiano Giacomo Puccini, lembrado em todo o mundo pelos 166 anos de seu nascimento e os 100 anos da data de sua morte.

A noite contemplará dois momentos: no primeiro ato, um ensemble musical de peças de suas óperas mais conhecidas; e no segundo, um especial da bela e consagrada ópera “La Bohème”.

150 anos da imigração italiana

Neste ano, a imigração italiana no Brasil completa 150 anos e será celebrada por meio de composições do compositor Giuseppe Verdi. Verdi foi um grande colaborador e contribuiu para unificar os vários estados e vilas independentes, que se tornaram a Itália.

200 anos da imigração alemã

Outra comemoração presente no festival é os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Para isso, foi feita uma seleção de canções germânicas interpretadas pelos cantores líricos do evento.

Também o compositor alemão Johann Sebastian Bach, que dedicou grande parte de sua vida à criação de músicas sacras, se fará presente com a opereta “Kaffee-Kantate”, ou “Cantata do Café”, uma peça curta, cômica e com todo o charme da época.

Mostras paralelas

Além das apresentações no palco principal da Lyra, o 4º Festival de Ópera de Joinville vai oferecer duas mostras didáticas sob medida para o público infantil.

Nessas ocasiões, as escolas públicas da cidade serão convidadas a assistir ao ensaio geral de uma das óperas do programa e interagir com os artistas, tomando assim um contato mais próximo com o universo operístico.

Já a Mostra Literária contará com o lançamento do livro “Yara, uma ópera às margens do Tibagi”, da pianista, museóloga, professora e doutoranda Semitha Cevallos. Trata-se da história da única ópera escrita em Joinville, composta pelo maestro austríaco Josef Prantl, e a primeira a estrear na cidade, na década de 1930.

Leia também:
1. Festival de Dança de Joinville tem vagas de trabalho abertas para edição de 2024
2. Confira as vagas de emprego em Joinville divulgadas pelo Cepat
3. Vítimas de acidente em Araquari entre moto e caminhão são identificadas
4. Inauguração da Leroy Merlin em Joinville tem data marcada
5. Operação do Gaeco prende advogados por supostos crimes ligados às organizações criminosas em Joinville


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo